Com grande atuação do goleiro Gabriel Brazão, o Santos empatou por 0 a 0 com o Macará, no Equador, e garantiu vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana, sustentando a vantagem obtida no jogo de ida. Apesar das dificuldades com a altitude de Ambato e da pressão do time equatoriano, a equipe comandada por Cuca manteve uma postura defensiva sólida para confirmar a classificação. Na próxima fase da competição continental, o Peixe terá pela frente um duelo brasileiro contra o Atlético-MG.
Com atuação destacada de Gabriel Brazão, o Santos empatou por 0 a 0 com o Macará, nesta quinta-feira, 20, no Estádio Bellavista, em Ambato, no Equador. O confronto foi válido pela partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
O resultado foi suficiente para garantir a classificação santista. Na primeira partida, disputada na semana anterior, o Peixe havia vencido por 2 a 1. Assim, a equipe comandada por Cuca avançou com 3 a 1 no placar agregado.
A classificação, porém, passou diretamente pela atuação do goleiro. Em uma partida de poucas oportunidades claras, Gabriel Brazão apareceu no momento mais importante para evitar que o time equatoriano abrisse o placar.
Santos sofre com a altitude
O duelo aconteceu a aproximadamente 2.600 metros acima do nível do mar. A altitude foi mais um obstáculo para o Santos, que adotou uma postura cautelosa desde o início. Cuca escalou a equipe com três volantes.
A ideia era proteger o sistema defensivo e explorar lançamentos longos para acelerar os ataques. Porém, o Santos teve problemas para acertar o último passe e praticamente não conseguiu incomodar o goleiro Rodrigo Rodríguez durante a primeira etapa. Do outro lado, o Macará atacou mais pelo lado esquerdo.
Campana apareceu livre após cobrança de falta, finalizou dentro da área, mas parou em grande defesa de Gabriel Brazão. O goleiro manteve o placar zerado. O Santos respondeu com João Schmidt, que cobrou falta por cima do gol.
Macará aumenta a pressão
Na segunda etapa, o cenário pouco mudou. O Macará continuou tentando encontrar espaços, enquanto o Santos priorizou a organização defensiva. Logo aos dois minutos, Campana recebeu após novo lance de bola parada. A finalização, porém, saiu fraca e longe do gol.
Aos 13, Posse ganhou a disputa física com Luan Peres, invadiu a área pela direita e bateu rasteiro. Mais uma vez, o goleiro santista apareceu para fazer a defesa. O Santos ainda tentou criar algumas oportunidades com Benjamíni Rollheiser, Rafael Gonzaga e Gustavo Caballero.
Porém, o Peixe não conseguiu transformar as chegadas em finalizações perigosas. Aos 30 minutos, Klinger recebeu com liberdade pela esquerda e arriscou de fora da área. O chute saiu sem direção. Aos 44, Rony recebeu pela esquerda e tocou para Rafael Gonzaga.
O lateral buscou o cruzamento, mas mandou a bola direto na mão de Rodríguez. Aos 46, Rony recebeu lançamento pelo meio, dividiu com o marcador e a bola sobrou para Pedro Assis. O atacante tentou o chute, mas acabou isolando. Nos minutos finais, o Santos administrou o jogo e ficou com a vaga.
Santos enfrenta o Atlético-MG nas quartas
Com o empate, o Santos confirmou a classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana. Gabriel Brazão foi um dos principais responsáveis pelo resultado, especialmente pelas intervenções realizadas quando o Macará conseguiu ameaçar a defesa brasileira.
Na próxima fase do torneio continental, o adversário do Alvinegro Praiano será o Atlético-MG. O confronto colocará frente a frente dois clubes brasileiros em busca de uma vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana.