G3 e contas: clássico com Palmeiras decide a vida do Santos em 2016

Vitória no sábado coloca o Peixe no G3 e evita pré-Libertadores em 2017. Com 99% de chances de se classificar, Dorival olha para 2% para ser campeão e faz matemática

25 out 2016 - 09h16
(atualizado às 11h38)

A vitória sobre a Chapecoense deixou o Santos com 99% de chances de voltar à Libertadores no ano que vem, mas isso não tranquilizou o ambiente definitivamente. Pelo contrário, deixou o clássico contra o Palmeiras, no sábado, às 19h30, na Vila Belmiro, com ainda mais cara de decisão.

Como Atlético-MG e Flamengo se enfrentam na mesma rodada, no Mineirão, uma vitória no clássico coloca o Peixe entre os três primeiros, o que garante vaga diretamente à fase de grupos da Libertadores.

Publicidade

Mas como as ambições de Dorival Júnior vão mais adiante e a matemática está favorável, o título do Campeonato Brasileiro ainda é o maior desejo dos santistas em 2016.

Para isso acontecer, os feitos do Santos terão que ser muito maiores do que apenas vencer o Palmeiras.

Nos seis jogos que restam ao Peixe, o time faturou dez pontos nos mesmos confrontos no primeiro turno. Para levantar o troféu no dia 4 de dezembro, a equipe terá que vencer os seis e conquistar os 18 pontos que estarão em jogo.

Se não bastasse superar o próprio aproveitamento, tem que torcer contra o rival que mais vem o incomodando desde a última temporada. O Alviverde poderia vencer apenas três partidas e teria que perder outras três, além de Atlético-MG e Flamengo terem que ficar no caminho.

Publicidade

- Temos seis finais e temos que procurar vencer as seis. Temos que vencer o clássico em casa e se aproximar do Palmeiras para ver o que vai dar no final. Se brigaremos por título ou G3 - disse o goleiro Vanderlei.

Além do Palmeiras, outro confronto direto do Santos na briga pelas primeiras colocações terá o Flamengo como adversário, porém o fator casa não estará a favor. O duelo com o Rubro-Negro será no Maracanã. No primeiro turno, o presidente Modesto Roma vendeu o mando para uma empresa, que escolheu Cuiabá para sediar o jogo e faturar com bilheteria. A maioria nas arquibancadas foi de flamenguistas.

Embora saiba da necessidade de fazer pontos para brigar entre os primeiros, Dorival Júnior quer que o elenco pense em um desafio por vez. Ou seja, antes de fazer contas e até torcer contra, os santistas vão "respirar" o Palmeiras durante toda a semana.

De todas as lições que o Alvinegro tirou dos clássicos contra o Palmeiras no ano passado, tudo que o Peixe quer agora é tirar motivação de uma vitória para avançar na reta final para, depois de 14 anos, surpreender como um campeão.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se