Perda de mando? Saiba o que pode acontecer com Palmeiras após torcedor atirar garrafa em Cássio

Verdão informou que identificou e abriu boletim de ocorrência contra o responsável pela agressão

27 out 2025 - 15h57
(atualizado às 16h34)
Resumo
O Palmeiras tomou medidas imediatas contra o torcedor que atirou uma garrafa no goleiro Cássio, o que pode evitar punições como multa ou perda de mando de campo, segundo o CBJD.
Cássio levou garrafada nas costas no Allianz Parque
Video Player

O empate sem gols entre Palmeiras e Cruzeiro no Allianz Parque foi marcado por uma agressão a Cássio. Aos 40 minutos do segundo tempo, um torcedor da equipe alviverde atirou uma garrafa de isotônico nas costas do goleiro da equipe mineira. 

De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a punição para episódios como esse depende do comportamento do time mandante perante a situação. Se for comprovada a identificação do autor da desordem com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência, o clube mandante estará isento de penalidades. 

Publicidade

“A comprovação da identificação e detenção dos autores da desordem, invasão ou lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade, sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade”, diz trecho do documento.

No caso da garrafada contra Cássio, o Palmeiras rapidamente se posicionou afirmando que tomou todas as “providências cabíveis” diante da situação. Após identificação com ajuda de outros torcedores, o indivíduo responsável pela agressão foi levado ao Jecrim, onde o boletim de ocorrência foi feito.

O suspeito também teve o CPF bloqueado no site de venda de ingressos e não poderá mais assistir aos jogos do Verdão no estádio. As medidas devem impedir que o Palmeiras seja julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (SJTD).

Agora, quando o clube deixa de tomar as providências necessárias perante a situação, a punição pode variar de multa a perda de mando de campo, conforme explica o artigo 213 do CBJD.

Publicidade
Cássio, goleiro do Cruzeiro, após ser atingido por garrafa em jogo contra o Palmeiras
Cássio, goleiro do Cruzeiro, após ser atingido por garrafa em jogo contra o Palmeiras
Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Em casos mais simples, a punição para lançamentos de objetos no campo é de multa de R$ 100,00 a R$ 100 mil. Para situações de elevada gravidade e que causem prejuízo ao andamento do evento, a punição é mais severa e pode ser de um a 10 jogos de perda de mando de campo.

Em campo, o empate impediu o Palmeiras de aumentar a vantagem na liderança do Brasileirão. O Verdão ocupa a primeira colocação com 62 pontos, um a mais que o Flamengo, que é o segundo com 61.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se