O Palmeiras tomou medidas imediatas contra o torcedor que atirou uma garrafa no goleiro Cássio, o que pode evitar punições como multa ou perda de mando de campo, segundo o CBJD.
O empate sem gols entre Palmeiras e Cruzeiro no Allianz Parque foi marcado por uma agressão a Cássio. Aos 40 minutos do segundo tempo, um torcedor da equipe alviverde atirou uma garrafa de isotônico nas costas do goleiro da equipe mineira.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a punição para episódios como esse depende do comportamento do time mandante perante a situação. Se for comprovada a identificação do autor da desordem com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência, o clube mandante estará isento de penalidades.
“A comprovação da identificação e detenção dos autores da desordem, invasão ou lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade, sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade”, diz trecho do documento.
No caso da garrafada contra Cássio, o Palmeiras rapidamente se posicionou afirmando que tomou todas as “providências cabíveis” diante da situação. Após identificação com ajuda de outros torcedores, o indivíduo responsável pela agressão foi levado ao Jecrim, onde o boletim de ocorrência foi feito.
O suspeito também teve o CPF bloqueado no site de venda de ingressos e não poderá mais assistir aos jogos do Verdão no estádio. As medidas devem impedir que o Palmeiras seja julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (SJTD).
Agora, quando o clube deixa de tomar as providências necessárias perante a situação, a punição pode variar de multa a perda de mando de campo, conforme explica o artigo 213 do CBJD.
Em casos mais simples, a punição para lançamentos de objetos no campo é de multa de R$ 100,00 a R$ 100 mil. Para situações de elevada gravidade e que causem prejuízo ao andamento do evento, a punição é mais severa e pode ser de um a 10 jogos de perda de mando de campo.
Em campo, o empate impediu o Palmeiras de aumentar a vantagem na liderança do Brasileirão. O Verdão ocupa a primeira colocação com 62 pontos, um a mais que o Flamengo, que é o segundo com 61.