Opinião: Com ‘coração sangrando’, Abel Ferreira reconstrói Palmeiras e comprova status de melhor técnico no Brasil na última década

Técnico português vai para sua quinta semifinal de Libertadores em seis edições disputadas

25 set 2025 - 10h08
(atualizado em 26/9/2025 às 15h57)
Abel Ferreira já conquistou 10 títulos com o Palmeiras
Abel Ferreira já conquistou 10 títulos com o Palmeiras
Foto: VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8 / Estadão

Se o temor do torcedor do Palmeiras era a falta de ‘casca’ do elenco após a grande reformulação nesta temporada, o elenco alviverde passou no teste ao eliminar o River Plate nas quartas de final da Libertadores com autoridade. Apesar do sucesso da dupla Flaco López e Victor Roque, o maior nome da equipe segue no banco de reservas: Abel Ferreira.

O técnico português parecia caminhar para um melancólico fim de passagem pelo Palmeiras após a eliminação para o Corinthians na Copa do Brasil. Os gritos de “burro” nas arquibancadas do Allianz Parque marcaram o fim da relação do amor incondicional entre treinador e torcida.

Publicidade

Após a vitória contra o time argentino, Abel mostrou que, mesmo com cinco anos de Brasil, pode ser “palmeirense como a gente” como diz a música, mas ainda tem dificuldade de entender a passionalidade dos brasileiros e parece que o perdão está difícil. O português afirmou que não esquece do que ouviu e que o seu “coração ainda sangra”.

Independentemente da mágoa e da turma do amendoim, o trabalho de Abel Ferreira é incontestável. Com 10 títulos, ele é o técnico mais vencedor da história do clube ao lado de Oswaldo Brandão. No entanto, não é exagero dizer que ele é o maior treinador dos 111 anos do Alviverde e dono do posto de melhor técnico do futebol brasileiro na última década.

Os flamenguistas vão lembrar de Jorge Jesus, certo? O problema é que o futebol também premia regularidade e trabalho a longo prazo. O Mister ficou um ano no Rio de Janeiro, com seis meses de futebol encantador. Superaria uma fase ruim?

Torcida recebe ônibus do Palmeiras com gritos violentos contra rival River Plate
Video Player

E vai dizer que não há diálogo para discutir se não é o melhor trabalho neste século no Brasil? Tudo bem, vamos falar de Tite no Corinthians e Muricy Ramalho no São Paulo. Porém, ambos não conseguiram reinventar as suas equipes depois do ápice. No entanto, o ex-técnico da Seleção tem o título no Japão como diferencial.

Publicidade

Em seis edições de Libertadores disputadas, Abel vai jogar sua quinta semifinal. Ele só ficou pelo caminho no ano passado, ainda nas oitavas, para o futuro campeão Botafogo.

Na atual temporada, o técnico tem o melhor elenco à sua disposição desde que desembarcou em São Paulo em novembro de 2020. No entanto, para isso, precisou abrir mão de nomes que ajudaram a construir o Palmeiras supercampeão dos últimos anos.

O Palmeiras de Abel Ferreira nem sempre é brilhante, porém, é sempre competitivo. Na Argentina, ele deu um nó tático em Marcelo Gallardo, que retrucou e o encurralou nos primeiros 45 minutos no Allianz Parque. Foram necessários 15 minutos de intervalo para arrumar a casa e garantir a vaga na etapa final.

Abel deixou claro que não gosta de ser chamado de ‘ranzinza’. No entanto, nesses quase 60 meses em território brasileiro, ele já se reinventou algumas vezes, fez o time jogar nos diferentes esquemas táticos e faz do “personagem” nas coletivas o principal motivo de ira de jornalistas e rivais.

Publicidade

Palmeiras: A Temporada 2025 em Números

Análise de desempenho da equipe até Setembro de 2025

Visão Geral da Temporada

Jogos Disputados

57

Gols Marcados

97

Saldo de Gols

+55

Taxa de Vitórias Geral

63%

Desempenho por Competição

Aproveitamento (%) por Torneio

A performance do Palmeiras varia em cada competição, com um domínio notável na Libertadores. Este gráfico compara a porcentagem de vitórias em cada um dos torneios disputados.

Gols Marcados vs. Sofridos

A análise de gols revela a força ofensiva e a solidez defensiva do time. O saldo positivo é uma constante na maioria dos campeonatos, destacando o equilíbrio da equipe.

Destaques Individuais

Artilheiro Geral

José Manuel López

19

Gols em todas as competições

Artilharia da Equipe

A responsabilidade dos gols é bem distribuída, mas alguns jogadores se destacam. Aqui estão os principais goleadores da temporada até o momento.

Muralha Alviverde

A segurança defensiva é um pilar da equipe, e Weverton é a peça-chave. Seus números demonstram sua importância para o time.

25 🧤

Jogos sem sofrer gols (Clean Sheets)

Análise Tática ✨ (Gemini AI)

Descreva um cenário, adversário, ou questão tática (Ex: "Como explorar a defesa alta do Atlético-MG?"). A IA fornecerá uma breve análise estratégica.

Aguardando sua solicitação de análise...

O Sucesso Fora de Campo

O bom desempenho se reflete em uma arrecadação expressiva com premiações.

R$ 320 Milhões

*Valor aproximado acumulado com premiações em 2025.

© 2025 Análise Esportiva. Todos os dados são referentes até 24 de Setembro de 2025.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se