As seleções sul-americanas vão deixar o Palmeiras mais uma vez consideravelmente desfalcado. O time alviverde vai enfrentar o Santos em clássico marcado para o sábado, 15, às 21h, na Vila Belmiro, com nove desfalques, fora os atletas machucados que já não têm jogado. O jogo é válido pela 13ª rodada do Brasileirão.
Sete atletas foram convocados para suas seleções: Gustavo Gómez e Ramón Sosa (Paraguai), Vitor Roque (Brasil), Flaco López (Argentina) e Piquerez, Emiliano Martínez e Facundo Torres (Uruguai).
Além dos selecionáveis, Andreas Pereira está fora porque cumprirá suspensão após levar o terceiro cartão amarelo na derrota para o Mirassol, e o STJD decidiu manter a punição de duas partidas a Allan por uma expulsão há muito tempo, em duelo com o Fluminense em julho.
"Sempre aconteceu isso. Tem que respeitar, são Datas Fifa. Nós jogadores não decidimos isso, é nosso trabalho, nossa seleção, temos que representar a seleção também", disse o capitão Gustavo Gómez, sempre convocado para a sua seleção.
"São outras pessoas que tem que tomar essas decisões para arrumar, porque fica difícil. Mas temos um elenco muito bom, jogadores qualificados para jogar", acrescentou.
É provável que a escalação seja parecida com a que enfrentou e goleou o Juventude há um mês, na última Data Fifa, quando também jogou bastante desfalcado.
Bruno Fuchs deve jogar ao lado de Murilo na zaga e Jefté é o substituto de Piquerez na lateral esquerda. No meio de campo está o maior problema: não existe substituto para Andreas Pereira pois Lucas Evangelista, que também faz a função, está machucado. Uma opção é usar Fuchs improvisado como volante ao lado de Aníbal Moreno. Nesse caso, Micael entraria na zaga.
Outra alternativa é usar uma linha defensiva com três zagueiros, sendo o terceiro o lateral argentino Giay. Assim, Khellven, o lateral-direito titular, pode ser avançado como ala e o time jogaria apenas com um volante, Aníbal.
Sem Vitor Roque e Flaco López, dupla de ataque responsável por 45 gols do Palmeiras no ano, o comando de ataque terá apenas um jogador: Bruno Rodrigues. Municiado, provavelmente, por Felipe Anderson, Raphael Veiga e Maurício.