Em recuperação com a família, Zanol diz que volta "se estiver 150%"

6 mar 2013 - 15h40
(atualizado às 16h07)

Há 93 dias, o brasileiro Felipe Zanol participava de treino para o Rali Dakar na Califórnia quando caiu de sua moto Honda e bateu a cabeça. Internado em estado grave durante aproximadamente 50 dias, deixou os Estados Unidos e voltou a Minas Gerais para passar pelo processo de recuperação com a sua família. Ainda com dificuldades, o motociclista falou pela primeira vez após o ocorrido e revelou que não pretende voltar a competir caso não esteja em melhores condições do que quando sofreu o acidente.

"Estou caminhando, pedalando, fazendo tudo, só que com cuidado, mais devagar. Caminho com uma muleta, subo escadas. Às vezes ainda preciso da ajuda do meu pai, mas estou bem mesmo, quase tudo normal. Já estou recuperando o peso (foram aproximadamente 10kg perdidos no hospital) e só falta mexer completamente o braço", relata Zanol, em entrevista ao site especializado em motocross BRMX.

Publicidade

Além de bater a cabeça, Zanol também machucou o braço esquerdo no acidente nos Estados Unidos. A principal sequela, no entanto, foi a perda de memória, recuperada aos poucos pelo piloto.

"A memória já está voltando bem também. No começo, não me lembrava das coisas. Minha família e alguns amigos foram me visitar no hospital. No começo eu nem lembrava da visita deles, agora já lembro bem", diz.

Apesar da boa recuperação e da vontade de voltar a pilotar, Zanol mantém a cautela com relação ao seu retorno a competições. "Minhas motos estão aqui na casa do meu pai. Às vezes volto da fisioterapia e fico ali apertando a embreagem pra exercitar o braço. Mas só volto a andar de moto se eu estiver 150%. Não é 100% não, é 150%. O que eu tinha que ganhar no motociclismo nacional, eu já ganhei", conclui.

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações