Messi, o melhor de todos os tempos? Em Kansas City, ele cuida da vegetação indesejada

24 jun 2026 - 13h34

Lionel Messi pode estar ‌se firmando como o maior jogador de futebol de todos os tempos com uma campanha impressionante na Copa do Mundo até o momento, mas em Kansas City outro "Messi" — um bode — está conquistando fãs ao pastar ervas daninhas às margens do rio Missouri.

Nascido pouco antes do torneio, o bode "Messi" ⁠tem sido vestido com a camisa da Argentina enquanto seu homônimo marcava ‌cinco gols em duas partidas — um hat-trick na vitória por 3 x 0 sobre a Argélia em Kansas City e dois gols na ‌vitória por 2 x 0 sobre a ‌Áustria.

Publicidade

Essas atuações reacenderam um debate já conhecido sobre quem é ⁠o maior jogador de todos os tempos — "GOAT", na gíria esportiva em inglês, palavra que significa cabra ou bode em português —, com Messi frequentemente citado ao lado de nomes como Pelé e Diego Maradona.

A Argentina fez de Kansas City sua base, hospedando-se perto do Berkley Riverfront, onde o jovem ‌Messi, com chifres, faz parte de um rebanho que está removendo vegetação ‌invasora em uma área ⁠industrial destinada a ⁠um projeto de revitalização de US$1 bilhão.

O projeto liderado pela Port KC combina fundos ⁠públicos de limpeza com desenvolvimento privado ‌e tem como âncora ‌o CPKC Stadium, casa do Kansas City Current, da Liga Nacional de Futebol Feminino.

"O 'Baby Messi' surgiu quando chegamos aqui com os bodes", disse Kyle Alvis, proprietário da Goats Gone Green, que mantém cerca ⁠de 40 bodes no local. "Com a Copa do Mundo se aproximando, todos acharam que precisávamos ter um Messi circulando pela cidade."

Publicidade

Ao longo da trilha à beira do rio, os corredores diminuem o passo para tirar fotos enquanto o rebanho pasta. Alvis ‌disse que este é o segundo ano de sua parceria com a Port KC.

"Eles não querem usar herbicidas. Com o rio Missouri bem ⁠ao lado, não queremos o escoamento de resíduos. E as pessoas que caminham pela orla do rio Berkley podem apreciar um pouco mais do que apenas concreto e prédios", observou ele.

Alvis, que admitiu saber pouco sobre futebol antes da Copa do Mundo, disse que o esporte está unindo as pessoas em Kansas City, a menor cidade dos EUA a sediar o torneio.

Quanto a um encontro entre os dois Messis, o convite continua de pé.

"Pelo que sei, ele ainda não veio", disse Alvis ao ser questionado se o craque argentino já havia visitado a cidade. "Se ele quiser vir aqui e conhecer o pequeno Messi, ficaríamos mais do que felizes em recebê-lo."

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se