UFC Abu Dhabi: Reinier de Ridder faz luta disputada e vence Robert Whittaker

Neste sábado (26), o UFC se instalou em Abu Dhabi para realizar mais um evento da organização, com um duelo de pesos-médios como luta principal

26 jul 2025 - 21h56
(atualizado às 21h56)
Reinier de Ridder venceu Robert Whittaker em Abu Dhabi
Reinier de Ridder venceu Robert Whittaker em Abu Dhabi
Foto: Divulgação/Instagram Oficial UFC / Esporte News Mundo

Neste sábado (26), o UFC se instalou em Abu Dhabi para realizar mais um evento da organização, com um duelo de pesos-médios como luta principal, entre a sensação Reinier de Ridder e o ex-campeão da divisão Robert Whittaker se enfrentando.

Foi uma luta bastante disputada entre o holandês e o neozelandês nos Emirados Árabes Unidos. Nos cinco rounds, os dois lutadores deram tudo de si para tentar a vitória, que acabou ficando com o ex-campeão do ONE, que assim deu mais um passo para a tão sonhada luta pelo cinturão.

Publicidade

A luta

O começo do main event do UFC Abu Dhabi foi bastante atribulado, com briga para tentar a luta pelo chão e Whittaker conseguindo causar um corte no holandês depois de uma combinação de socos. Esta seria a toada de todo o combate, com os dois lutadores não perdendo chance de encaixar golpes e fazer a luta encaixar.

De Ridder teve boa chance com joelhada, respondendo à pressão do ex-campeão dos 84kg, este não desperdiçando oportunidades para encaixar os socos. E, depois, conseguiria uma boa queda, que fez com que também no ground and pound, tivesse um bom momento para mostrar o seu domínio naquele momento da luta.

No terceiro round, por pouco o holandês não complicou a vida do rival com uma sequência que balançou Whittaker, mas este responderia à altura mandando o ex-ONE ao chão com overhand de direita. Quando foi tentar terminar a luta, encontrou uma boa defesa do adversário, que depois o derrubaria no takedown.

Publicidade

Já começando a sentir cansaço pelo ritmo forte do combate, os dois lutadores também seguiam o curso de buscar algum modo de fechar o duelo. De Ridder teve outra joelhada que pegou bem em Whittaker, este que estava buscando se achar dentro do combate.

O último round teve o holandês tentando a queda e o neozelandês procurando o clinche para se defender. Os minutos finais tiveram certo equilíbrio de lado a lado, com De Ridder ainda apostando nas joelhadas. Com o combate acabado, as papeletas dos juízes acabaram dando a vitória ao holandês.

- Essa luta foi muito dura. Não quero lutar assim. O Robert foi duro demais. Quero poder detonar um cara no primeiro round, seria muito melhor. Quero ter a chance de lutar pelo cinturão, seja com o Dricus du Plessis ou o (Khamzat) Chimaev - declarou De Ridder.

Os brasileiros do UFC Abu Dhabi

Quatro brasileiros lutaram no evento deste sábado em Abu Dhabi. Carlos Leal encarou Muslim Salikhov para tentar engatar uma sequência positiva. Mas a luta duraria apenas 42 segundos e terminaria com nocaute do russo, que enfrentou a pressão do curitibano no começo do combate, mas conseguiu um overhand de direita, que derrubou Carlos e decretou a vitória do chamado 'Rei do Kung Fu'

Publicidade

Um confronto de compatriotas, entre Tabatha Ricci e Amanda Ribas, também aconteceu e foi bastante disputado. O primeiro round foi marcado pelas tentativas de queda e a busca das duas lutadoras em se posicionarem em busca do takedown. Na segunda parte, Amandinha seguiu bem na trocação, enfrentando uma 'Baby Shark' que queria manter a rival na grade buscando a queda e a incomodando com bons socos. E Tabatha assim encaminhou uma cotovelada certeira que derrubou Amanda e, com mais alguns golpes, lhe deu a vitória

Logo na primeira luta do UFC Abu Dhabi, um dos maiores nomes da história do jiu-jítsu fez sua estreia na organização. Marcus Buchecha, maior campeão mundial da arte suave, com 13 conquistas, enfrentou Martin Buday e teve boas chances de mostrar seu jogo de chão durante o combate. No entanto, o eslovaco conseguiu, especialmente na primeira parte da luta, segurar as quedas e foi bem na trocação, o que acabou lhe rendendo a vitória

Resultados UFC Abu Dhabi - De Ridder x Whittaker

Card principal

Reinier de Ridder venceu Robert Whittaker por decisão dividida dos juízes

Petr Yan venceu Marcus McGhee por decisão unânime dos juízes

Publicidade

Shara Magomedov venceu Marc-André Barriault por decisão unânime dos juízes

Asu Almabayev venceu José Ochoa por decisão unânime dos juízes

Bogdan Guskov venceu Nikita Krylov por nocaute técnico (4:18 do R1)

Card preliminar

Bryce Mitchell venceu Said Nurmagomedov por decisão unânime dos juízes

Muslim Salikhov venceu Carlos Leal por nocaute (0:42 do R1)

Davey Grant venceu Da'Mon Blackshear por decisão unânime dos juízes

Tabatha Ricci venceu Amanda Ribas por nocaute técnico (2:59 do R2)

Publicidade

Billy Elekana venceu Ibo Aslan por decisão unânime dos juízes

Steven Nguyen venceu Mohammad Yahya por nocaute técnico (lesão no olho de Yahya ao final do segundo round)

Martin Buday venceu Marcus Buchecha por decisão unânime dos juízes

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se