URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Rafael Silva assume liderança entre os pesados antes do Mundial

29 jul 2013 - 17h41

O judoca Rafael Silva é mais um brasileiro a representar o país no topo do ranking mundial de sua categoria. O atleta que disputa provas como peso pesado, ultrapassou o francês Teddy Riner, na atualização da classificação da Federação Internacional de Judô (FIJ), nesta segunda-feira. A mudança antecede o Mundial de judô, que será realizado no Rio de Janeiro.

"O ranking mostra que venho fazendo um bom trabalho, mas não mostra muito além disso. O que vai realmente fazer valer o trabalho é o Mundial. Estou focado em lutar bem no Mundial, que é o objetivo do ano. Quero executar o que tenho treinado que dessa forma o resultado virá", afirmou Rafael, que agora tem 1740 pontos contra 1650 do francês.

Publicidade

O Baby, como é conhecido Rafael Silva, ocupa a lista de líderes do ranking com mais quatro brasileiros: Mayra Aguiar, Maria Suelen Altheman, Victor Penalber e Sarah Menezes. Além das lideradas por brasileiros, o Brasil terá cabeças-de-chave em outras seis categorias no Mundial.

"O mais importante para nós da comissão técnica é ter conseguido evoluir em relação aos Jogos de Londres com uma categoria a mais com atletas entre os oito primeiros do ranking, garantindo que eles serão cabeças-de-chave e terão um caminho um pouco menos difícil no Mundial. Isso mostra que o planejamento está dando certo. Com relação aos líderes, vejo duas faces da moeda: se por um lado eles ganham, melhoram a autoconfiança e passam a ser mais respeitados pelo adversários; por outro passam a ser mais conhecidos e mais estudados. Eles têm que continuar trabalhando", destacou Ney Wilson, gestor técnico de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações