Na semi, Esquiva faz homenagem ao pai e manda força ao irmão

6 ago 2012 - 20h51
(atualizado às 21h54)
Leandro Miranda
Direto de Londres

O brasileiro Esquiva Falcão não se esqueceu da família de boxeadores após passar à semifinal dos pesos médios (até 75 kg) na Olimpíada de Londres, nesta segunda-feira, com uma tranquila vitória sobre o húngaro Zoltan Harcsa. Filho do lendário pugilista de 75 anos Touro Moreno e irmão de Yamaguchi Falcão - que disputa nesta quarta as quartas de final dos meio-pesados - o atleta mandou recados aos entes queridos após garantir, no mínimo, mais um bronze para o Brasil.

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Logo após o gongo sinalizar o fim de seu combate contra Harcsa, Esquiva fez com os braços um gesto simbolizando a letra T. "Foi para ele, fiz o 'T' de Touro Moreno, uma homenagem a ele e à minha família toda. Mais uma vitória, graças a Deus, e agora vamos tentar buscar o ouro".

Preparado pelo pai ao lado de Yamaguchi desde pequeno para ser boxeador, Esquiva já é um dos responsáveis por findar um jejum de 44 anos do Brasil sem medalhas olímpicas no boxe - nesta segunda, Adriana Araújo também foi às semifinais e assegurou um bronze. E o pugilista confia que seu irmão mais velho será o terceiro a alcançar as semifinais.

"Tem grandes chances (dos dois irmãos conseguirem medalhas), eu já estou com a minha. Não estou satisfeito, vim buscar o ouro, e meu irmão também tem uma grande luta pela frente. Continue treinando, focado, que sua hora vai chegar", disse Esquiva, em recado a Yamaguchi.

O próximo oponente de Esquiva Falcão será o britânico Anthony Ogogo, que lutará com o apoio da torcida da casa na Excel Arena. Mas o brasileiro - que já derrotou o adversário no Mundial de 2011 - diz que está tão preparado para lidar com a pressão psicológica quanto para aguentar as pancadas no ringue.

"Tudo, mente, cabeça, físico, nesse momento é importante. Muito adversário ganha medalha e já relaxa, diz 'consegui'. Mas eu não, minha cabeça quer buscar o ouro e estou bastante focado. Foi mais um passo que eu dei, mais um degrau, andei para frente. Agora quero chegar à final e pegar esse ouro", repetiu.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Esquiva Falcão se classificou às semifinais do boxe nesta segunda
Esquiva Falcão se classificou às semifinais do boxe nesta segunda
Foto: AP
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações