Vai com quem? Centroavante passa a ser dor de cabeça no Flamengo

Uribe, Dourado, Lincoln, Vitinho... Técnico Maurício Barbieri vem revezando referência no ataque rubro-negro, mas ainda sem encontrar o camisa 9 ideal

30 ago 2018 - 08h35
(atualizado às 13h16)

Centroavante. A posição, que até pouco tempo não causava dor de cabeça aos torcedores do Flamengo, tem sido uma pedra no sapato de Maurício Barbieri. O treinador, a cada partida, vem revezando opções, mas sem encontrar o nome ideal para assumir a função neste restante de temporada. Na última partida, contra o Cruzeiro, pelas oitavas de final da Libertadores, colocou Vitinho improvisado, enquanto Uribe - que chegou com toda a pompa durante a Copa do Mundo - nem sequer foi relacionado.

Vitinho foi o escolhido para o jogo contra o Cruzeiro(Gilvan de Souza / Flamengo)
Vitinho foi o escolhido para o jogo contra o Cruzeiro(Gilvan de Souza / Flamengo)
Foto: Lance!

- A ideia era em função das características do Cruzeiro e dos zagueiros, Léo e Dedé, serem mais de imposição física. Queríamos levar eles para outro jogo, um mais apoiado, para tabelar nas costas do volante. Conseguimos em alguns momentos, em outros não. É natura que o adversário se ajeite durante o jogo também. Mais uma vez, os detalhes não nos ajudaram - explicou.

Publicidade

Dourado, Uribe e Lincoln, centroavantes de ofício, já foram titulares. Agora, Vitinho também entrou na lista. Isso sem contar com Guerrero e Vizeu, que também já ocuparam a vaga e deixaram o clube recentemente.

O ano rubro-negro iniciou com Guerrero suspenso por doping. A diretoria foi atrás de Henrique Dourado e, enquanto o Ceifador não estreava, o então técnico Carpegiani utilizou alguns jovens como Felipe Vizeu e Lincoln.

Dourado atuou pelo rubro-negro pela primeira vez na semifinal da Taça Guanabara, mas, apesar do gol na estreia e de ser o artilheiro da equipe no ano, não se firmou. Guerrero conseguiu efeito suspensivo e voltou ao time. Como o futuro do peruano era uma incógnita e Vizeu já estava negociado com a Udinese, da Itália, o Flamengo foi atrás do colombiano Uribe no meio do ano.

No pós-Copa do Mundo, Dourado perdeu espaço e Uribe vinha sendo titular, com Lincoln ganhando mais chances. Neste período, Guerrero só fez apenas dois jogos e um adeus já dava indícios de ser evidente.

Publicidade

Até o momento, o vice-artilheiro do time na temporada é Vinícius Júnior, que foi para o Real Madrid (ESP), com 11 gols. Na quarta posição, empate entre Everton, hoje no São Paulo, e Vizeu, na Udinese, ambos com três gols.

Agora, precisando de vitórias para voltar à liderança do Campeonato Brasileiro e se manter vivo na Copa do Brasil, Barbieri busca achar a melhor formação para o setor ofensivo.

Artilharia do Fla no ano

Henrique Dourado - 11

Vinícius Júnior - 10

Diego, Éverton Ribeiro e Lucas Paquetá - 8

Publicidade

Everton - 3

Geuvânio, Rhodolfo, Réver e Lincoln - 2

Guerrero, Uribe, Matheus Savio, Thuler, Rodinei, Lucas Silva, Pepê - 1

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se