O escolhido: Paulo Autuori é o favorito para ser o novo técnico do Botafogo

Treinador, campeão brasileiro em 1995, pode retornar ao Alvinegro para preencher lacuna deixada por Alberto Valentim; partes conversam e negócio pode ser fechado em breve

10 fev 2020 - 22h03
(atualizado às 22h27)

A diretoria do Botafogo possui um nome favorito para assumir o cargo de treinador da equipe. Paulo Autuori pode preencher a lacuna deixada por Alberto Valentim no último domingo, após a derrota por 3 a 0 para o Fluminense, pelo Campeonato Carioca. O técnico de 63 anos é, no momento, o mais próximo de ser o novo comandante do Alvinegro.

Paulo Autuori teve passagem como diretor de futebol do Santos (Foto: Ivan Storti/Santos)
Paulo Autuori teve passagem como diretor de futebol do Santos (Foto: Ivan Storti/Santos)
Foto: Lance!

Após receber uma infinidade de nomes - a maioria deles oferecidos por empresários ou representantes -, o Comitê Executivo de futebol do Botafogo começou a filtrar as opções possíveis e chegou a uma lista de nomes que se encaixam no perfil buscado, um treinador experiente, que conheça o clube e que saiba encarar o momento vivido pela instituição dentro e fora de campo.

Publicidade

Paulo Autuori, portanto, surgiu e, de cara, agradou boa parte da diretoria. O treinador foi campeão brasileiro com o Botafogo em 1995 e seu último trabalho foi no Santos, no ano passado, como diretor de futebol. Em um primeiro momento, a calma na busca por um nome foi adotada, mas o nome de Autuori, com o passar o dia, ganhou força.

A diretoria, diante de nomes que se encaixavam no perfil buscado e na realidade financeira do clube - cerca de R$ 180 mil por mês -, viu Paulo Autuori com bons olhos. Valdir Espinosa, gerente técnico do Alvinegro, foi, inclusive, um dos maiores defensores do possível retorno do comandante ao clube de General Severiano.A boa relação com Carlos Augusto Montenegro, presidente na conquista do Brasileiro de 1995 e atual membro do comitê de futebol, também pode pesar. O dirigente é, assim como Valdir Espinosa, um entusiasta em relação a possível chegada do treinador.

As conversas com Paulo Autuori foram iniciadas nesta segunda-feira. O técnico deseja pegar um trabalho consolidado e, por isto, a diretoria do Botafogo tenta convencê-lo com a ideia de reconstruir o Alvinegro com a possível separação do departamento de futebol da parte social e a organização do clube neste período de transição.

O nome de Jorginho, por exemplo, foi oferecido e agradou parte do comitê, mas não foi unanimidade. Paulo Autuori, pelo contrário, gerou certo entusiasmo e muitos dos dirigentes do grupo estiveram reunidos com o técnico nesta segunda-feira.

Publicidade

O último trabalho de Autuori como treinador foi no primeiro semestre de 2019, no Atlético Nacional-COL. Antes, ele havia passado pelo Ludogorts-BUL.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se