Brasileiro luta, mas é derrotado por jamaicano no badminton

17 out 2011 - 22h53
(atualizado às 23h13)

Na última partida do dia no Ginásio Multiuso, o brasileiro Alex Tjong encarou o jamaicano Charles Pyne. Favorito, o brasileiro, cabeça de chave número 8 do Pan, realizou um confronto disputado na partida válida pelas quartas de final da competição continental. Apático no início, o atleta reagiu, mas acabou derrotado por 2 sets a 1, com parciais de 14/21, 21/19 e 19/21.

Veja todos os resultados do Pan

Confira o quadro de medalhas

Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara

De famosos a anônimos, confira 519 atletas brasileiros no Pan de Guadalajara

Tjong começou muito mal a partida, ficando logo de início sete pontos atrás do jamaicano no primeiro set. O brasileiro não conseguia diminuir a diferença, que chegou a ficar em 11 pontos. O cabeça de chave número 8 salvou 5 set points, mas acabou perdendo por 21/14.

Na segunda parcial, o panorama não mudou. Apático e errando jogadas fáceis de deixadinhas, Tjong ficou cinco pontos atrás do placar. A reação do brasileiro, porém, veio mais cedo. Com quatro pontos seguidos, ele empatou em 11 a 11 com Pyne e vibrou pela primeira vez na partida, que pegou fogo. O restante do set foi parelho, com os atletas brigado ponto a ponto pela vantagem. O jamaicano abriu três pontos de vantagem e chegou aos 19, mas Tjong reagiu novamente e, pontuando cinco vezes em sequência, fechou o set em 21/19.

Cometendo erros bobos, o brasileiro saiu atrás do marcador mais uma vez no terceiro set, mas equilibrou as ações e deu sequência ao jogo disputado da parcial anterior. Porém, desatento na reta final, Tjong sofreu a virada do jamaicano e foi derrotado por 21/19.

Com a vitória, Charles Pyne enfrentará na semifinal o cubano Osleni Guerrero, que ganhou de virada do favorito canadense Stefan Wojcikiewicz. O Brasil segue representado na outra semifinal por Daniel Paiola.

Saiba mais sobre o badminton:

O esporte se joga com uma raquete especial e um tipo de peteca, podendo ser praticado em partidas simples ou de duplas. A peteca tem uma forma cônica e é formada por 16 penas que estão dentro de uma base de cortiça, coberta por uma pequena capa de couro. O objetivo do jogo é fazê-la tocar na quadra adversária. Apesar de as origens do badminton remeterem ao século XIV, o esporte não fez parte do programa olímpico até a edição de 1992, em Barcelona.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Leandro Miranda
Direto de Guadalajara (México)
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se