Paris 2024: Maratona aquática pode ser cancelada por qualidade da água do rio Sena

Água do rio Sena passa por análises, mas qualidade segue sendo "dor de cabeça" para Paris

10 abr 2024 - 12h00
(atualizado às 16h21)
Rio Sena, em Paris
Rio Sena, em Paris
Foto: STEPHANE DE SAKUTIN/AFP via Getty Images / Esporte News Mundo

A prova de maratona aquática das Olimpíadas de Paris-2024 pode ser cancelada caso as chuvas afetem a qualidade da água do rio Sena, palco da disputa. O presidente do Comitê Organizador, Tony Estanguet, afirmou que a entidade já trabalha num plano de contingência, que pode incluir o adiamento da disputa para mais tarde na competição internacional.

— Nós sabíamos que seria um desafio. Há uma decisão final em que não poderemos nadar [se a federação decidir assim]. Faz parte das regras da Federação Internacional. É o que queremos evitar, claro.

Publicidade

Perto dos 100 dias dos Jogos Olímpicos de Paris, a ONG Surfrider Foundation alertou na última segunda-feira para o estado "alarmante" das águas do rio Sena, onde serão realizados vários eventos olímpicos. A fundação usou como base amostragens do líquido durante seis meses de coleta.

No início de 2024, após análises enviadas à AFP pela Câmara Municipal de Paris, também mostraram que, entre junho e setembro de 2023, em pleno verão, nenhum dos 14 pontos do rio Sena de amostragem atingiu um nível de qualidade suficiente.

O Sena deve sediar as provas de triatlo (30 e 31 de julho e 5 de agosto) e de natação em águas abertas, rebatizada de maratona aquática (8 e 9 de agosto).

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações