Festival leva esporte, saúde e bem-estar para Salvador

Evento, na Praça de Piatã, contou com Caminhada, Passeio de Bike, Corrida Kids e várias atrações gratuitas. Próxima etapa será no domingo

12 jun 2024 - 12h29

A segunda etapa do Festival Vamos Passear 2024 desembarcou em Salvador. Na manhã do último domingo (9), a Praça de Piatã, na capital baiana, foi transformada em uma grande arena que levou saúde, esporte e bem-estar para crianças, jovens, adultos e idosos. O evento, organizado pelo Instituto BR Brasil, reuniu 3.500 pessoas entre famílias e competidores que participaram de atividades ao ar livre. As modalidades Passeio de Bike, Caminhada e a Corrida Kids foram as mais procuradas. 

A largada inicial foi dada pelas bicicletas. Logo às 7h, ciclistas de todas as idades utilizaram o pedal para percorrer o trajeto de 10 km pela orla baiana. Montado na sua bike, o técnico em radiologia Carlos Alberto, de 53 anos, saiu do bairro da Vila Laura com a família para aproveitar a estrutura do Festival e aprovou a iniciativa. Ele conta que tenta passar para o filho Miguel, de 10 anos, o legado da prática esportiva.

Publicidade
Festival Vamos Passear
Festival Vamos Passear
Foto: Foto: Divulgação

“É um evento muito importante, principalmente para as famílias. Um evento social, que conta com todos os tipos de classes, todos reunidos e se divertindo”, disse, antes de completar: “Eu costumo sair muito com meu filho, sempre busco atividades ao ar livre, é bom sair de casa, não ficar muito no videogame. Na minha geração, eu costumava jogar bola, correr e, agora, tento fazer a mesma coisa com ele. A gente sempre sai para praticar esportes”.

Por falar em distância, as amigas Cacilda e Mag não mediram esforços por uma manhã de atividades físicas. Moradoras do bairro de Cajazeiras, elas se conheceram durante uma trilha, em janeiro, e desde então praticam esportes juntas. Enquanto Cacilda fez a caminhada, Mag percorreu o trajeto de bicicleta.

“Eu achei muito massa, em pleno domingo, poder interagir mais. Esse evento foi show para reunir as famílias e estar mais perto dos amigos. No próximo estarei presente de novo. Eu vim com a minha galera. Eu corri 5 km e eles fizeram 10 km de bike”, contou Cacilda.

A amizade também foi o que motivou o servidor público David Bispo a acordar cedo para prestigiar o Festival. Há três meses, ele começou a fazer caminhada e não pensou duas vezes quando soube que a modalidade estaria no evento. Aproveitou ainda e convidou mais três amigos para fazer o trajeto de 4 km.

Publicidade

“É uma iniciativa muito interessante propor atividades físicas, até mesmo para pessoas que são sedentárias ou possuem problemas de saúde”, afirmou. Do quarteto, Givanilda Barbosa, de 50 anos, era a mais entusiasmada. Estreante no Festival, ela celebrou ter concluído todo o percurso. “É a primeira vez que eu venho, estou gostando pois cuidar da saúde é muito bom”, reforçou.

O clima durante toda a manhã foi mesmo de reunião entre famílias e amigos. Lucas Moreira, de 33 anos, levou três gerações à Praça de Piatã. Além da esposa, da mãe e do sogro, as filhas gêmeas Maria Helena e Cecília, de apenas um ano e dois meses, acordaram cedo para movimentar o corpo.

“No mundo de hoje, mais do que nunca, saúde é algo fundamental. Aqui estamos em três gerações, eu e a minha esposa, minha mãe e o meu sogro e as minhas filhas. É um evento que nós já conhecemos, muito bem organizado. A saúde é fundamental e optamos por aproveitar a caminhada no nosso domingo” disse Lucas, que traçou uma estratégia com as filhas durante o trajeto.

“Como diz o ditado, o exemplo vem de casa. Desde pequenininhas já estamos colocando no mundo do esporte, da caminhada e da corrida. Vamos alternando, anda um pouquinho e depois voltam para o carrinho”, explicou.

Publicidade

Corrida Kids movimenta os pequenos - Por falar em crianças, a Corrida Kids também teve o seu lugar no Festival. A criançada entre 4 e 14 anos usou da brincadeira como pano de fundo na iniciação esportiva. Apesar da timidez, o pequeno Noan, de 6 anos, se divertia entre o Espaço Kids e outras estruturas montadas no evento. Já o tio, Diego Oliveira, de 35 anos, conta que é cliente da BrasilPrev e aproveitou o convite para cuidar do corpo e da mente.

“É sempre bom ter empresas que utilizam o espaço público de forma organizada, com toda infraestrutura de bem-estar para incentivar uma vida saudável. É a minha primeira vez e estou muito feliz. A minha sobrinha vai participar do pilates e o pequeno a gente trouxe para o Espaço Kids, até para ele conhecer. Ele participou da Corrida Kids para se engajar. Essa é a nova tendência, é cuidar do corpo, da mente e da alma”.

Gabriel Lucca, de 4 anos, também fez em 2024 a sua estreia no Festival Vamos Passear e contou o que mais curtiu durante o dia. “Muito legal. Gostei de correr”, resumiu em poucas palavras. Já a mãe de Gabriel, Carla Lima, apontou os espaços de interatividade como os mais interessantes. “Gostamos muito da parte recreativa e kids, tudo bem alegre”, pontuou.

Atrações gratuitas - Antes das largadas, os participantes aproveitaram a estrutura montada na Praça de Piatã, que contou com aquecimento físico, espaço de relaxamento, quadra poliesportiva, minipista de skate, quadra de areia, entre outros.

Publicidade

As atrações radicais chamaram a atenção do pequeno Thomas, de 4 anos. Com o auxílio dos instrutores, ele se jogou sem medo na pista de skate. O pai, Ailson Santana, diz que é a segunda vez que leva o filho para o Festival e elogiou a organização.

“Um evento muito interessante e acho que a cidade, e o Brasil, carecem de eventos esportivos na faixa etária dele, a partir de 4 anos. Geralmente visam os adultos ou crianças a partir de 15 anos, por isso eu acho essa iniciativa muito importante. Ele vai fazer tudo, o vôlei, o beach tennis, o basquete, qualquer atividade física ele se joga, não tem limite”, destacou.

Ações de conscientização do meio ambiente e sustentabilidade estão sendo realizadas ao longo da programação em todas as etapas. O evento é inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, oferece estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados. Após o Rio de Janeiro e Salvador, a terceira etapa será no próximo domingo (16), na Praia do Pina, no Recife (PE).

Etapas 2024

26/05 – Rio de Janeiro (RJ) - Orla da Praia de Copacabana, em frente à Praça do Lido - realizada

Publicidade

09/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã (Av. Octávio Mangabeira, 11.988) - realizada

16/06 – Recife (PE) – Praia do Pina (Av. Boa Viagem);

23/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia;

07/07 – São Paulo (SP) - Parque Villa-Lobos (módulos 10 e 11);

14/07 – Brasília (DF) - Parque da Cidade Sarah Kubitschek (estacionamento 12);

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se