Britânicos vão às ruas receber tocha olímpica e atrasam cronograma

19 mai 2012 - 14h37
(atualizado às 15h48)
Ulisses Neto
Direto de Cornwall (Inglaterra)

Nem mesmo os organizadores dos Jogos de Londres esperavam uma presença tão grande de público no primeiro dia de viagem da tocha olímpica pelo Reino Unido. O tempo ajudou e milhares de pessoas estão participando dos desfiles ao redor da Cornwall, região sudoeste da Inglaterra.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba como estão os ídolos da Seleção de prata de 1988

Já no começo do trajeto, em Land's End, cerca de 3,5 mil pessoas compareceram, às 7h da manhã (3h de Brasília), para acompanhar o início do percurso por mais de 12 mil quilômetros ao redor do Reino Unido. O número é considerado bastante elevado, uma vez que o vilarejo mais próximo tem menos de mil habitantes.

"Fazia tempo que não via algo assim. A última vez foi em 1999 durante o eclipse total do sol - à época, Land's End era o melhor lugar da Inglaterra para acompanhar o fenômeno. Assim como daquela vez, muita gente de outras cidades e turistas de outras regiões vieram para cá. Dá para ver como está lotado", disse a aposentada Beth Haile, moradora de Sennen.

E a mobilização dos britânicos se repetiu nos outros vilarejos e cidades por onde a tocha passou neste sábado. Na pequena Truro, capital da Cornwall, boa parte dos 17 mil habitantes lotou a avenida principal da cidade para acompanhar a passagem da chama olímpica, que aconteceu com mais de 30 minutos de atraso.

Os organizadores do evento afirmam que a grande participação do público está prejudicando a programação. Isso porque, com as ruas cheias, os portadores do símbolo precisam reduzir o passo para evitar confusões.

Durante esta manhã, a polícia chegou a imobilizar um homem que se aproximou demais da tocha e representou risco para o evento, segundo as informações dos agentes de segurança. O curioso, que os policiais inicialmente acreditavam estar realizando um protesto, foi derrubado no chão por oficiais. Apesar do incidente, a tocha seguiu em frente sem maiores problemas.

O comitê organizador local acredita que nove milhões de pessoas ao redor do Reino Unido vão acompanhar o desfile da chama até a cerimônia de abertura da Olimpíada em 27 de julho, em Londres.

O diretor-executivo da entidade, Paul Deighton, comemorou o início do percurso e disse: "para mim, os Jogos realmente começam agora. As pessoas ficam me perguntando se estou preocupado com isso, ou aquilo. Mas estou muito confiante com a tocha e a magia que ela produz nas pessoas. Durante esses 70 dias vamos ver muitos momentos especiais em nossas comunidades".

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Cathy Freeman conquista medalha de ouro em Sidney; reveja
Video Player
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se