Japão demite técnico suspeito de manipulação de resultado

3 fev 2015 - 08h33
<p>Técnico do Japão, Javier Aguirre, durante entrevista coletiva em Tóquio: demissão por participação em partida suspeita na Espanha </p>
Técnico do Japão, Javier Aguirre, durante entrevista coletiva em Tóquio: demissão por participação em partida suspeita na Espanha 
Foto: Thomas Peter / Reuters

Os dirigentes do futebol japonês anunciaram nesta terça-feira a demissão do técnico da seleção nacional, o mexicano Javier Aguirre, suspeito de ter participado em uma suposta manipulação de resultado quando era técnico do clube espanhol Zaragoza.

Publicidade

"Não devemos correr o risco de que estas coisas afetem as eliminatórias na Ásia para a Copa do Mundo", afirmou o presidente da associação de futebol do Japão, Kuniya Daini. "Decidimos encerrar o contrato com o técnico Aguirre", completou.

A demissão encerra a breve passagem de Aguirre como técnico da seleção nipônica. Sob o comando do mexicano, o Japão foi eliminado nas quartas de final da Copa Asiática, derrotada pelos Emirados Árabes Unidos.

Aguirre foi acusado de participação na suposta manipulação de resultado de uma partida entre Levante e Zaragoza em 2011. Ele será obrigado a comparecer a um tribunal de Valencia para responder às acusações, ao lado de outros 40 suspeitos.

Juanfran Garcia, na época no Levante, dá depoimento sobre o caso em outubro; suspeita envolve 41 pessoas
Foto: Denis Doyle / Getty Images

Publicidade

A promotoria espanhola afirma que o Zaragoza, que era treinado por Aguirre, pagou 965 mil euros para vencer o Levante. O triunfo de 2 a 1 garantiu a permanência do clube na primeira divisão. Aguirre sempre negou as acusações.

Daini disse que a decisão de demitir Aguirre não significa que o Japão o considere culpado. "A decisão não é, em nada, um julgamento sobre se teve algo a ver com a suposta manipulação", disse o japonês, que informou pessoalmente Aguirre sobre a demissão.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações