URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

FIFA entra com recurso por Guerrero, mas Tribunal Federal suíço recusa

Entidade máxima do futebol tentou, sem sucesso, diminuir atual punição do atacante peruano em caso de doping que vai até abril de 2019

23 nov 2018 - 19h39
(atualizado às 19h42)

Nem mesmo a organização que comanda o futebol mundial, a FIFA, conseguiu intervir a favor do atacante Paolo Guerrero em seu caso de punição por doping. Nessa sexta-feira (23), o Tribunal Federal Suíço rejeitou um pedido da entidade para amenizar a pena imposta pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) que tira o jogador de atividade por 14 meses, pena essa que se encerra em abril de 2019.

Foto: Diego Vara/REUTERS
Foto: Diego Vara/REUTERS
Foto: Lance!

A justificativa de momento dada para a recusa seria de que, na visão do tribunal federal, o caso envolve unicamente o atleta e o TAS, não cabendo qualquer tipo de recurso aplicado pela FIFA.

Publicidade

No Tribunal de Apelações da FIFA, a situação de Guerrero já tinha sido amenizada em outra oportunidade quando ele teve cortada pela metade sua pena de 1 ano de suspensão para seis meses no mês de dezembro de 2017.

Porém, o TAS passou longe de ter a mesma avaliação e incrementou a sanção para 14 meses, interrompidos apenas por liminar que permitiu ao centroavante de 34 anos de idade disputar a Copa do Mundo e alguns jogos ainda pelo Flamengo na atual temporada antes de ser "derrubada" em agosto.

Apesar dessa derrota jurídica, esse movimento não estava necessariamente ligado ao que é feito diretamente pela equipe jurídica do atleta.

Nesse caso, a estruturação da defesa que deve ser analisada pelo Tribunal Federal da Suíça nas próximas semanas segue a linha de contaminação do chá antigripal ingerido por Guerrero no hotel em que ele estava hospedado na cidade de Buenos Aires em outubro de 2017. Na oportunidade, a seleção do Peru jogaria pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia diante da Argentina em La Bombonera.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se