URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

VAR em Brasil x Equador: manipular resultados ficou difícil

Jogo da Seleção em Quito mostrou a importância do árbitro de vídeo no futebol moderno

28 jan 2022 - 13h27
(atualizado às 17h52)

O VAR ainda é muito questionável, no Brasil e no mundo, principalmente por causa da demora na solução de lances polêmicos. Mas esse é um problema à parte. Apesar do número expressivo de críticos, o VAR é um recurso tecnológico que inibe ou mesmo impede a ação de malfeitores travestidos de árbitro de futebol.

No jogo Brasil x Equador, nessa quinta (28), em Quito, pelas eliminatórias do Mundial do Catar, o colombiano Wilmar Roldán teve quatro decisões suas revistas, todas, se confirmadas, seriam desfavoráveis ao time visitante: dois pênaltis e a exibição em dois momentos da partida do cartão vermelho ao goleiro Alisson.

Publicidade
VAR tem problemas, mas é um avanço em busca do "jogo limpo"
(Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
VAR tem problemas, mas é um avanço em busca do "jogo limpo" (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Foto: Gazeta Esportiva

Não se pode afirmar que Roldán estava mal-intencionado. Longe disso. De todo modo, se não fosse o VAR, o Brasil poderia ter sofrido uma goleada na capital equatoriana.

A história de confrontos entre seleções tanto na fase de classificação como na disputa do Mundial é marcada por uma infinidade de denúncias de manipulação de resultados. Na América do Sul, isso é mais constante.

Com o VAR, pênaltis e gols têm de passar pelo crivo de quem está diante de monitores a fim de serem validados. Antes, isso ficava a critério do árbitro de campo, o que dava margem a suspeitas e deixava que apitadores desonestos agissem livremente – um lado perverso do futebol que provavel

mente continua em algumas situações sem o uso do VAR, como em competições de menor apelo.

Publicidade
Todo o conteúdo (textos, fotos, ilustrações, áudios, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se