México terá campeonato feminino a partir de 2017

5 dez 2016 - 22h37

O primeiro torneio feminino de futebol do México começará em abril de 2017 com uma competição de mata-mata como preliminar ao Campeonato Mexicano, que será iniciado em setembro do mesmo ano.

A iniciativa anunciada nesta segunda-feira por Enrique Bonilla, presidente da Liga MX, que organiza o Campeonato Mexicano, pretende elevar o nível de competitividade das jogadoras e fortalecer uma liga para que dela possam surgir "as futuras estrelas.

Publicidade

Bonilla também destacou a iniciativa tomada pela Federação Mexicana (Femexfut) para criar a liga, que receberá os recursos atualmente usados para "concentrar jogadoras" de seleção, além dos orçamentos das equipes.

A liga será disputada com equipes da categoria sub-23, sem estrangeiras. Por regulamento, cada time deverá ter quatro integrantes sub-17 e poderá dispor de dois reforços sem restrições de idade, explicou Bonilla.

A primeira competição será o torneio de Copa que será realizado entre abril e maio de 2017. A liga se tornará regular a partir do Apertura 2017, de setembro a dezembro desse ano, com o Clausura marcado para entre fevereiro e março de 2018.

O futebol feminino no México não tinha uma competição oficial até então. As jogadoras que defendiam a seleção precisavam emigrar para disputar campeonatos nos Estados Unidos, na Europa ou ficar no país para competir em nível amador.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se