O rosto desenhado na arquibancada do Estádio Monumental de Lima para a final da Libertadores homenageia Lolo Fernández, ídolo do futebol peruano e do Universitario, onde jogou entre 1930 e 1953 e conquistou diversos títulos.
Quando olhar para a televisão antes da final da Copa Libertadores da América começar na tarde do próximo sábado, 29, o torcedor brasileiro pode estranhar o desenho de um rosto em uma das arquibancadas centrais do Estádio Monumental de Lima, no Peru.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
A imagem do rosto de um homem vestindo uma espécie de touca, porém, tem uma motivação bem fácil de tender. Trata-se de uma homenagem a Lolo Fernández, ídolo do Universitario e considerado por muitos o maior jogador da história do futebol peruano.
O carinho pelo ex-atacante falecido em 1996 é tamanho no clube que ele também tem uma estátua em frente ao estádio. O monumento chegou a ser vandalizado por torcedores do Sporting Cristal, em 2021, mas foi recuperado com o apoio dos ‘merengues’.
Todas essas referências não são por acaso. Lolo Fernández vestiu as cores do Universitario de 1930 a 1953, com 156 gols marcados em 180 jogos oficiais que disputou. No período, conduziu a equipe a seis títulos do Campeonato Peruano.
Suas atuações com a camisa do Universitario - único clube que defendeu na carreira - o levaram a seleção nacional. Com 24 gols em 34 partidas oficiais, conduziu a blanquirroja ao Campeonato Sul-Americano de 1939 e ao título dos Jogos Bolivarianos de 1938.
O Estádio Monumental ‘U’
Os torcedores de Palmeiras e Flamengo que forem à final da Libertadores devem se atentar ao horário. O estádio fica localizado no distrito de Ate, a cerca de 15 quilômetros da zona turística da capital peruana. Com trânsito, o acesso pode levar mais de uma hora.
Apesar de distante, o Monumental já foi palco de outras grandes históricas na cidade de Lima, desde sua inauguração em 2000. Com capacidade para mais de 80 pessoas espectadores - o segundo maior da América do Sul, atrás apenas do Monumental de Nuñez -, o estádio já recebeu a final da Libertadores de 2019 e costuma ter shows de artistas internacionais.
Nomes como Miley Cyrus, Britney Spears, Avril Lavigne, Alejandro Sanz, Paul McCartney e Beyoncé já se apresentaram na casa do Universitario.
* O repórter viajou a Lima a convite da Amstel