Anatoliy Trubin: conheça o goleiro que fez gol no último lance e foi herói da classificação do Benfica aos playoffs da Liga dos Campeões

Com direito a gol nos acréscimos, arqueiro ucraniano de 24 anos assegurou a classificação da equipe portuguesa à próxima fase do torneio

28 jan 2026 - 19h32
(atualizado às 20h01)
Resumo
O goleiro ucraniano Anatoliy Trubin garantiu a classificação do Benfica aos playoffs da Liga dos Campeões ao marcar um gol decisivo nos acréscimos, completando a vitória de 4 a 2 contra o Real Madrid.
Anatoliy Trubin, goleiro do Benfica, foi o autor do gol que garantiu a classificação do time português aos playoffs da Liga dos Campeões após a vitória contra o Real Madrid
Anatoliy Trubin, goleiro do Benfica, foi o autor do gol que garantiu a classificação do time português aos playoffs da Liga dos Campeões após a vitória contra o Real Madrid
Foto: Octavio Passos - UEFA/UEFA via Getty Images

O goleiro Anatoliy Trubin, de 24 anos, viveu uma noite mágica e garantiu a classificação do Benfica aos playoffs da Liga dos Campeões da Europa nesta quarta-feira, 28, ao marcar o quarto gol da vitória por 4 a 2 contra o Real Madrid. Além de fechar a 'casinha', o tento de Trubin assegurou a vaga pelo saldo de gols, alçando a equipe portuguesa à 24ª colocação do torneio. 

Os minutos finais da partida levaram o Estádio da Luz abaixo. Mesmo com a vitória por 3 a 2, o Benfica ainda estava fora da zona de classificação para os playoffs, levando desvantagem no saldo de gols contra o Olympique de Marseille, da França, que perdeu para o Club Brugge, da Bélgica, por 3 a 0. 

Publicidade

Foi então que, nos acréscimos do 2º tempo, uma falta providencial cometida por Jude Bellingham levou todo o time português à área do Real Madrid. Aursnes levantou a bola e Trubin subiu mais alto que todos para cabecear e marcar o 4º gol do Benfica na partida. 

Além do gol heroico de Trubin, Schjelderup (duas vezes) e Pavlidis anotaram os gols do Benfica. Kylian Mbappé, duas vezes, diminuiu para o Real Madrid, que se complicou, caiu para a 9ª colocação da Liga dos Campeões e também disputará o mata-mata. 

Quem é Anatoliy Trubin?

Nascido em 1º de agosto de 2001 em Donetsk, na Ucrânia, Trubin começou a carreira no futebol nas categorias de base do  Shakhtar Donetsk, em 2014, à época com 13 anos de idade. Cinco anos depois, em 2019, estreou no elenco principal da equipe. 

Publicidade

Trubin assumiu a titularidade definitiva na equipe ucraniana na temporada de 2020-2021, ano em que também fez sua estreia na Liga dos Campeões. Coincidentemente, a primeira partida no torneio continental foi contra o Real Madrid, em uma vitória por 3 a 2 para o Shakhtar Donetsk. 

O desempenho também o levou a ser eleito o jogador da temporada pelos torcedores do Shakhtar. Trubin permaneceu no clube ucraniano até o fim da temporada 2022-2023. Após negociações frustradas com a Inter de Milão, o goleiro aceitou a proposta para defender a meta do Benfica, de Portugal. 

Trubin em ação na Liga dos Campeões contra o Real Madrid, pelo Shakhtar Donetsk
Foto: Mateusz Slodkowski/DeFodi Images via Getty Images

O negócio, um contrato de cinco anos, foi fechado em agosto de 2023 por 10 milhões de euros (R$ 53 milhões, na cotação da época), além de bônus por cumprimento de metas. 

Nas primeiras partidas da temporada 2023-2024, serviu como reserva do titular Samuel Soares. Trubin estreou pelo Benfica em 16 de setembro de 2023, em uma vitória contra o Vizela, pelo Campeonato Português

Publicidade

Pela Seleção da Ucrânia, Trubin atuou em todas as categorias de base a partir do sub-16. Vestiu a camisa da equipe principal, à época sob o comando de Andrey Shevchenko, pela primeira vez em 5 de maio de 2021, pelas Qualificatórias Europeias da Copa do Mundo do Catar. A estreia na meta ucraniana, no entanto, aconteceu no dia 31 de março, contra o Cazaquistão. 

Trubin foi eleito como Goleiro do Ano do Campeonato Ucraniano nas temporadas de 2021-2022 e 2022-2023. Também foi escolhido para compor a equipe revelação da Liga dos Campeões em 2020. 

Anatoliy Trubin em ação pela Seleção da Ucrânia, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026
Foto: Marcin Golba/NurPhoto via Getty Images
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações