Por fraude fiscal, meia do Bayern tem prisão solicitada

21 mar 2018 - 10h27
(atualizado às 11h22)

O fisco espanhol se tornou um órgão bastante comentada nos veículos esportivos por conta de alguns "deslizes" de personalidades esportivas. A bola da vez é Xabi Alonso. Nesta quarta-feira, o ex-jogador teve uma sentença de cinco anos de prisão e uma multa de 4 milhões de euros (cerca de R$ 16,5 milhões) solicitada pela promotoria de Madri por crimes fiscais cometidos entre 2010 e 2012.

Foto: Getty Images

Aposentado dos gramados desde a última temporada, o espanhol é acusado de sonegar aproximadamente 2 milhões de euros (cerca de R$ 8 milhões) ainda quando vestia a camisa do Real Madrid. O ex-jogador acumula passagens pelo Liverpool e pelo Bayern de Munique, onde encerrou a carreira profissional.

Publicidade

Os problemas de Xabi Alonso com o fisco dizem respeito a uma possível venda de direitos de imagem a uma empresa radicada na Ilha Madeira, em Portugal. Primeiro, o Tribunal de Instrução número 40 de Madri decidiu arquivar a causa, mas em janeiro deste ano, uma audiência ordenou a reabertura do processo para determinar se os contratos de direitos do jogador eram simulados ou não para efeito de tributação.

A novidade nesta quarta-feira, que culminou na solicitação de prisão, é a informação da promotoria de que em 2009 houve um acordo para que o ex-jogador tivesse uma "exploração" dos direitos a fim de "obter lucro ilícito". Além de Xabi Alonso, o assessor fiscal Ivan Zaldúa e o administrador Ignasi Maestre também foram denunciados.

Veja os gols da vitória do São Paulo sobre o São Caetano
Video Player
Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações