Com gol de Rodrygo, Real Madrid supera o Alavés fora de casa pela LaLiga

Vini Jr. esteve envolvido no lance mais polêmico do jogo e contribuiu com assistência para o triunfo merengue por 2 a 1

14 dez 2025 - 19h12
(atualizado às 21h24)
Real e Alavés fazem jogo equilibrado. No fim, os Merengues venceram.
Real e Alavés fazem jogo equilibrado. No fim, os Merengues venceram.
Foto: Divulgação/Real Madrid - Legenda: Real Madrid supera Alavés e encosta no Barcelona pela LaLiga / Jogada10

O Real Madrid superou o Alavés por 2 a 1 fora de casa e somou três pontos importantes na caça ao topo da LaLiga. Com gols de Kylian Mbappé e Rodrygo Goes, o triunfo levou a equipe merengue aos 39 pontos em 17 jogos — encurtando a distância para o líder Barcelona, que soma 43. 

O Alavés, por sua vez,  é o 12º colocado, com 18 pontos.

Publicidade

Como foi a vitória do Real Madrid

A equipe de Xabi Alonso iniciou o jogo com maior controle da posse e transformou o domínio em vantagem logo aos 23 minutos. Bellingham entregou um passe preciso a Mbappé, que fez o movimento em profundidade, deixou Tenaglia para trás e finalizou de pé direito para fazer um belo gol.  O Real reduziu a intensidade depois do gol, e o Alavés passou a ocupar mais o campo ofensivo — ainda que sem criar chances de forma consistente. Ibáñez quase empatou em cobrança de bola parada, mas Courtois conseguiu afastar o perigo com o rosto e garantiu vantagem na etapa inicial.

Real e Alavés fazem jogo equilibrado. No fim, os Merengues venceram.
Foto: Divulgação / Real Madrid / Jogada10

Real Madrid sofre, mas se recupera

O empate do Alavés também saiu aos 23 minutos, mas da etapa final. Em seu primeiro toque na bola, Carlos Vicente marcou após receber um bonito lançamento de Blanco. A arbitragem de campo chegou a anular o lance inicialmente, contudo validou após revisão do VAR.

A reação do Alavés, porém, durou pouco. Isso porque sete minutos depois, Vini Jr. fez uma boa jogada pela esquerda e encontrou Rodrygo, que limpou Jonny Otto com facilidade e finalizou com a parte de fora do pé para marcar o segundo gol merengue.

O lance mais polêmico da partida ocorreu no apagar das luzes, pouco antes de Vini deixar o campo. Aos 40 minutos da etapa final, o brasileiro caiu na área após contato com Tenaglia, que o acertou com na perna direita. O camisa 7 que, aliás, se destacou na partida sobretudo na etapa final. Apesar do time adotar uma postura mais no "banho-maria", o brasileiro brilhou com uma assistência para Rodrygo e o pênalti sofrido.  Embora especialistas tenham considerado pênalti durante a transmissão, a arbitragem seguiu na contramão e avaliou como lance normal. O jogo prosseguiu sem grandes mudanças no contexto, e os merengues confirmaram o triunfo.

Publicidade

Calendário

Com o resultado, o clube merengue mantém a perseguição ao Barcelona na tabela do campeonato. O próximo compromisso da equipe na LaLiga está marcado para sábado (20), às 17h (de Brasília), no Santiago Bernabéu, contra o Sevilla.

Jogos da 16ª rodada do Campeonato Espanhol

Sábado (13/12)

Real Sociedad 1×2 Girona

Atlético de Madrid 3×1 Valencia

Mallorca 2×1 Elche

Barcelona 2×0 Osasuna

Getafe 0x1 Espanyol

Publicidade

Domingo (14/12)

Sevilla 4×0 Oviedo

Celta 2×0 Athletic Bilbao

Levante x Villarreal (adiado por causa de fortes chuvas)

Alavés 1×2 Real Madrid -17h

Segunda-feira (15/12)

Rayo Vallecano x Betis - 17h

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações