Neste domingo, 23/11, pela 12ª rodada do Campeonato Inglês, o brasileiro Richarlison fez um gol incrível no duelo do Tottenham com o Arsenal. Do meio de campo, o atacante pegou de primeira, encobrindo o goleiro Raya, que voou desesperadamente, mas não evitou a pintura do jogador da Seleção Brasileira. Contudo, este foi o único grande momento de brilho dos Spurs. Enfrentando o líder na casa do rival, o Emirates, o Tottenham foi totalmente dominado, chutando pouquíssimas vezes (além do gol, apenas mais uma finalização) e sendo presa fácil para os Gunners, que golearam por 4 a 1. E contaram com o craque do jogo: Eze. O atacante da seleção da Inglaterra fez três gols; o outro foi de Trossard.
Eze, que chegou nesta temporada contratado do Crystal Palace e tinha apenas um gol na Premier League, tornou-se o primeiro jogador do Arsenal neste século a fazer um hat-trick sobre o maior rival londrino. E certamente foi bem amarga a sua atuação para os Spurs. Afinal, no início da temporada estava quase certo que o Tottenham iria contratar o jogador do Crystal Palace. Porém, o Arsenal deu uma "pernada" no maior rival e pagou 69 milhões de libras (R$ 480 milhões) para tê-lo.
O Arsenal, assim, chegou aos 29 pontos, em primeiro lugar, abrindo seis pontos para o vice-líder Chelsea. Isso deixa eufórica a torcida, que desde 2003/04 não vê seu time campeão inglês. O Tottenham com 18 pontos, está no meio da tabela.
Arsenal abre frente no primeiro tempo
O Arsenal fez um primeiro tempo de muita imposição. O Tottenham, com três zagueiros e Richarlison isolado na frente, não ofereceu perigo algum. E viu o goleiro Vicario passar maior sufoco, fazendo boas defesas em lances com Rice e Merino, mas sem conseguir evitar que Trossard abrisse o placar aos 20 minutos, recebendo passe de Merino. Pouco depois, aos 40, Eze ampliou. O atacante jogava mais à frente, já que o time não tinha Gyokeres, machucado. E recebeu na entrada da área. Logo saiu do primeiro marcador e, ao dividir com o segundo, chutou forte e fez um bonito gol.
Richarlison faz golaço do meio de campo
Logo no início do segundo tempo, Eze marcou novamente. Mas aí veio o belo gol de Richarlison, que ficou com uma sobra no meio de campo e viu Raya adiantado para fazer o famoso "gol que Pelé não fez". Isso acordou um pouco o Tottenham, que ao menos tentou partir mais para o ataque.
Hat-trick de Eze e goleada
Contudo, o dia era mesmo de Eze. O londrino, filho de nigerianos e jogador da seleção inglesa, recebeu de Trossard, dominou, deu um drible que deixou o rival no chão e chutou para fazer 4 a 1. E por muito pouco não fez seu quarto gol no jogo — um chute quase do mesmo lugar do gol anterior. Foi no cantinho, mas desta vez Vicario salvou. Fim de jogo e 4 a 1 para o líder, que deu 17 finalizações contra apenas três do retrancado Tottenham.
Jogos da 12ª rodada da Premier League
Sábado (22/11)
Burnley 0x2 Chelsea
Liverpool 0x3 Nottingham Forest
Bournemouth 2×2 West Ham
Wolves 0x2 Crystal Palace
Brighton 2×1 Brentford
Fulham 1×0 Sunderland
Newcastle 2×1 Manchester City
Domingo (23/11)
Leeds 1×2 Aston Villa
Arsenal 4×1 Tottenham
Segunda-feira (24/11)
Manchester United x Everton - 17h
*Horários de Brasília.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.