IFFHS aponta Flamengo, Palmeiras e Fluminense como os melhores da América do Sul em 2025

Ranking da IFFHS coloca três clubes brasileiros no topo do futebol sul-americano em 2025. Flamengo lidera a lista, seguido por Palmeiras e Fluminense, em levantamento que considera o desempenho nas competições nacionais e internacionais ao longo dos últimos 12 meses.

29 dez 2025 - 16h09
(atualizado às 16h09)
Foto: Esporte News Mundo

A IFFHS divulgou o ranking que aponta os melhores clubes da América do Sul em 2025 e colocou três brasileiros no topo da lista. Flamengo, Palmeiras e Fluminense aparecem, respectivamente, nas primeiras colocações do levantamento elaborado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, com base no desempenho entre 1º de dezembro de 2024 e 30 de novembro de 2025.

O domínio brasileiro no continente é reforçado pela presença de outros dois clubes no top-10. O Botafogo ocupa a quarta posição, enquanto o Atlético-MG aparece em oitavo lugar. Entre os estrangeiros, o Racing, da Argentina, é o melhor colocado.

Publicidade

Confira o ranking dos dez melhores clubes sul-americanos em 2025, segundo a IFFHS:

Flamengo (Brasil) - 400 pontos

Palmeiras (Brasil) - 378 pontos

Fluminense (Brasil) - 314 pontos

Publicidade

Botafogo (Brasil) - 264 pontos

Racing (Argentina) - 234 pontos

Atlético Nacional (Colômbia) - 229,5 pontos

LDU (Equador) - 216,5 pontos

Atlético-MG (Brasil) - 216 pontos

River Plate (Argentina) - 210 pontos

Lanús (Argentina) - 208 pontos

Além do protagonismo continental, Flamengo, Palmeiras e Fluminense também são os brasileiros mais bem colocados no ranking mundial da IFFHS. O Rubro-Negro ocupa a oitava posição global, seguido pelo Palmeiras em nono e pelo Fluminense em 14º.

Publicidade

O ranking da IFFHS é atualizado mensalmente e considera resultados em competições nacionais e internacionais, com pesos definidos de acordo com o nível de competitividade. A avaliação leva em conta o desempenho dos clubes nos últimos 12 meses e é elaborada por um júri formado por jornalistas esportivos e especialistas em futebol de mais de 120 países, segundo a entidade.

Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações