URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Com meia de 17 anos do Barça, Pia chama 'estrangeiras' para treinos em Portugal

Giovanna Queiroz foi chamada ao lado de jogadores com longa bagagem, como Marta e Formiga

8 out 2020 - 20h29
(atualizado às 20h29)

A técnica Pia Sundhage anunciou nesta quinta-feira a lista de 24 jogadoras convocadas para um período de treinamento da seleção brasileira feminina. Aproveitando a Data Fifa entre os dias 19 e 27, a sueca optou por reunir as atletas para um período de treinos em Portimão. A relação conta apenas com atletas que atuam fora do País, sendo Giovanna Queiroz, de apenas 17 anos e do Barcelona, a principal novidade da relação.

Giovanna tem passagens pela seleção sub-17, tendo atuado por equipes de base dos Estados Unidos e da Espanha. Agora, vivenciará um encontro de gerações com a craque Marta, de 34 anos e atualmente no Orlando Pride, que voltou a ser convocada por Pia, assim como Formiga, de 42 anos e do Paris Saint-Germain. E sse intercâmbio foi exaltado por Pia em sua entrevista.

Publicidade

"É fantástico que nessa lista temos Marta e a Giovanna Queiroz. Temos uma jogadora famosa e com experiência, e do outro lado provavelmente o futuro do time. É fantástico que Giovanna seja tão nova e já tenha atuado por três seleções. Estou animada, pois ela é uma grande jogadora que atua por um time como o Barcelona e pode aprender na Seleção. Será uma ótima chance para ela conviver com alguém como a Marta, por exemplo. Do grupo do Jonas Urias, da Sub-20, também temos três jogadoras. É uma oportunidade de olhar para o futuro. Temos oito jogadoras que não vi ainda no time. Será uma ótima chance de ver esse grupo e a chance delas de representar o Brasil", disse a treinadora.

A adolescente é uma das oito atletas incluídas nesta lista que nunca estiveram presentes em convocações anteriores da treinadora, que assumiu o comando da seleção após o Mundial de 2019. As outras são: a goleira Daniele Neuhaus, a defensora Rayanne, as meias Laís e Ana Vitória, além das atacantes Mylena, Nycole e Valéria.

A lista só tem jogadoras que atuam na Europa, nos Estados Unidos ou na China. É o contrário do que aconteceu na convocação anterior, em setembro, quando Pia reuniu apenas atletas que atuam no futebol nacional para trabalhos na Granja Comary, em Teresópolis.

"A ideia agora é levar as jogadoras da Europa, Estados Unidos e China para comparar os desempenhos. Vivemos dias difíceis, então ter esse período é muito bom. Será interessante para ver como ficará essa comparação, pois teremos os mesmos testes e GPS nas atletas para analisar depois. Vamos ter vídeos também para fazer essa comparação. Será interessante e uma boa oportunidade para ver novas jogadoras", explicou Pia, em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

Publicidade

Em sua entrevista coletiva, Pia também destacou que o Brasil tem várias atletas de alto nível atuando com destaque na Europa. O seu desafio, portanto, será unir esses nomes em um time forte e competitivo visando a Olimpíada de Tóquio.

"Para podermos ganhar algo, precisamos de diversidade. Ter jogadoras que atuam em outros países é uma vantagem. É importante que as jogadoras estejam prontas. Marta e Debinha, por exemplo, chegam fortes pelas competições que disputam. Alguns times da Europa são muito fortes, como PSG de Formiga e Luana, pois elas competem em alto nível até dentro do próprio treinamento. No Brasil isso acontece também. É único que tenhamos tantas jogadoras boas pelo mundo. Agora depende de nós colocarmos elas juntas e formarmos uma ótima equipe. É importante ter jogadoras que podem atuar em posições diferentes com versatilidade, busco isso nas que convoco", analisou Pia.

Em 2020, a seleção só entrou em campo em março, quando disputou um torneio na França, tendo encarado a seleção anfitriã (0 a 1), o Canadá (2 a 2) e a Holanda (0 a 0). Depois, toda a programação precisou ser alterada, com o cancelamento de amistosos e o adiamento dos Jogos de Tóquio para 2021, principal foco de preparação da equipe nesse momento.

Confira a lista de convocadas da seleção feminina:

Goleiras: Aline Reis (UD Granadilla Tenerife) Daniele Neuhaus (Benfica) e Natascha (Paris FC).

Defensoras: Antonia (Madrid CFF), Kathellen (Inter de Milão), Jucinara (Levante UD), Rafaelle (Changchun Dazhong) e Rayanne (Sporting Club Braga).

Publicidade

Meio-campistas: Ana Vitória (Benfica), Andressa Alves (Roma), Debinha (North Carolina Courage), Formiga (Paris Saint-Germain), Giovanna (Barcelona), Laís Araújo (Apollon Limassol), Luana (Paris Saint-Germain), Maria (Juventus) e Millene (Wuhan Xinjiyuan).

Atacantes: Bia Zaneratto(Wuhan Xinjiyuan), Ludmila (Atlético de Madrid), Marta (Orlando Pride), Mylena (FC de Familicão), Nycole Raysla (Benfica), Raquel (Sporting Lisboa) e Valéria (Madrid CFF).

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações