Federação Paulista e Fiesp fazem concurso para startups com projetos de futebol

Evento 'Acelera Startup Futebol Paulista' seleciona 100 iniciativas de engajamento da torcida e gestão

26 ago 2019 - 13h02

A Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) reuniram mais de 100 startups do mercado brasileiro para encontrar novas soluções em gestão esportiva e engajamento de torcedores. O concurso, batizado de "Acelera Startup Futebol Paulista", está sendo realizado na sede da FPF ao longo de dois dias (segunda-feira, 26, e terça-feira, dia 27).

Esta é a 23ª edição do evento, um dos maiores da América Latina voltados ao empreendedorismo, mas a primeira dirigida ao futebol. Nas últimas edições do concurso, realizado desde 2011, foram avaliados mais de 39 mil projetos que atraíram investimentos de R$ 44 milhões.

Publicidade

Nesses dois dias, a reunião aproxima investidores e empreendedores (empresas, startups, projetos e pessoas físicas) para o desenvolvimento de softwares, tecnologias, serviços e aplicativos que beneficiem futebol. As iniciativas estão divididas nas categorias pré-operacional, operacional ou universitário em dois grandes temas: "Gestão Esportiva e Facilidades" e "Engajamento para Torcedores".

Um dos projetos, por exemplo, pretende conectar jogadores de categorias de base, clubes das Séries B, C e D e empresários, por meio de inteligência artificial, inteligência emocional e análise de excelência de desempenho de atletas (scout escalável).

Nesta segunda-feira, os empreendedores, previamente selecionados, participam de palestras e mentorias individuais. Em seguida, cada startup apresenta sua proposta aos avaliadores em até três minutos. Na terça-feira, os finalistas se reúnem com os investidores potenciais, como bancos, fundos e agências de fomento, todos com histórico e propensão de investir no esporte. Os três melhores projetos de cada categoria serão premiados com programas de consultoria, mentorias e treinamento, além de computadores portáteis Mac Book Pro.

"Todos os setores da sociedade brasileira estão passando por uma revolução. E o futebol precisa acompanhar esse movimento", diz Sylvio Gomide, diretor do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera Fiesp.

Publicidade

Na visão do representante da Fiesp, o futebol brasileiro tem potencial para ampliar seu desenvolvimento e crescimento nas áreas de governança, gestão, tecnologia e inovação. "É um esporte que movimenta e representa vários setores da indústria como as áreas têxtil, equipamentos, materiais esportivos, além de ser uma área pouco explorada pelo universo de startups e inovação", avalia. "O futebol paulista tem grande potencial de inovação. Esse evento é um encontro de ideias para que possamos fazer as coisas de uma forma diferente", diz Reynaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se