Eike Batista no Botafogo: há investimento no radar? Veja

Empresário esteve no Estádio Nilton Santos a convite de João Paulo Magalhães

14 set 2026 - 02h30
Resumo
A presença de Eike Batista no Estádio Nilton Santos, ao lado de investidores israelenses e a convite de João Paulo Magalhães, presidente do Botafogo associativo, reacendeu especulações sobre possíveis aportes no clube. O empresário elogiou a capacidade do dirigente em atrair conexões e recursos internacionais, coincidindo com a apresentação do atleta Hakim Ziyech. Contudo, não há confirmação de investimentos, acordos comerciais ou negociações em andamento entre Eike e o Botafogo até o momento.

A presença de Eike Batista no Estádio Nilton Santos voltou a levantar especulações sobre uma possível aproximação com o Botafogo. O empresário acompanhou o empate com o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro, a convite de João Paulo Magalhães, presidente do clube associativo.

Foto: Reprodução/ Autor Desconhecido/ Instagram @realeikebatista
Foto: Reprodução/ Autor Desconhecido/ Instagram @realeikebatista
Foto: Reprodução/ Autor Desconhecido/ Instagram @realeikebatista / RTI Esporte

A Agência RTI Esporte apurou que Eike Batista esteve no gramado antes do jogo ao lado de dirigentes e investidores israelenses convidados pelo mandatário alvinegro. A presença do grupo chamou atenção pelo perfil dos envolvidos e pela proximidade com o presidente do Botafogo.

Publicidade

Até o momento, porém, não há confirmação de investimento de Eike Batista no clube. Também não foi anunciado qualquer acordo comercial, aporte financeiro ou participação em projeto relacionado ao Botafogo.

A manifestação pública do empresário ficou concentrada nos elogios a João Paulo Magalhães. Em entrevista à Rádio Tupi, Eike Batista destacou a capacidade do dirigente de ampliar a rede de contatos do clube fora do Brasil.

"São sempre homens que fazem a diferença. Hoje, o presidente do Botafogo, João Magalhães, é uma pessoa extraordinária. Eu, como brasileiro, conheço ele. Um grande empresário sabe reconhecer outro", disse o empresário antes de prosseguir:

"O Botafogo finalmente está com alguém que consegue captar recursos no exterior. Não só recursos financeiros, que é importante, mas também contatos no mundo inteiro, hoje tem um marroquino famoso aqui (Hakim Ziyech). Ele já está trazendo conexões", finalizou.

Publicidade

Investidores estrangeiros estiveram no Nilton Santos

A presença de investidores israelenses adicionou um componente empresarial à agenda. O grupo acompanhou Eike Batista e João Paulo antes do jogo, em uma movimentação que reforçou a estratégia do presidente do clube associativo de ampliar suas conexões.

A aproximação ocorre em meio à movimentação de João Paulo para aumentar as relações comerciais e financeiras do Botafogo. A presença de Eike Batista, porém, ainda representa apenas uma aproximação, sem indicação de negociação em andamento.

Além disso, a visita ocorreu no mesmo dia da apresentação de Hakim Ziyech à torcida. O marroquino foi recebido no estádio com uma festa organizada pelo Botafogo, em mais um movimento de internacionalização da imagem do clube.

Eike Batista pode investir no Botafogo?

Não existe, até o momento, anúncio oficial de investimento de Eike Batista no Clube da Estrela Solitária. A presença do empresário no estádio e os elogios a João Paulo, por si só, não indicam a existência de um acordo.

Publicidade

A presença de Eike Batista reacende antigas especulações sobre uma possível participação no Botafogo. Apesar da aproximação, não há aporte ou parceria confirmados, e qualquer acordo dependeria de anúncio oficial das partes.

Eike Batista volta ao radar empresarial do Botafogo

O interesse em torno da presença de Eike Batista também está relacionado ao tamanho que seu nome já teve no mercado brasileiro. No auge, o empresário comandou o grupo EBX, com negócios em setores como mineração, petróleo, energia e infraestrutura.

Em 2012, sua fortuna chegou a ser estimada pela Forbes em US$ 30 bilhões. O colapso de empresas como OGX, MMX, OSX e LLX, entretanto, provocou uma forte redução de seu patrimônio e encerrou o ciclo de expansão do conglomerado.

Hoje, Eike Batista está distante do auge financeiro e fora da lista de bilionários da Forbes, mas segue ativo no meio empresarial. Sua presença no Nilton Santos ocorreu em uma agenda articulada por João Paulo com investidores, sem indicação de investimento no Botafogo.

Publicidade

Por ora, não há negócio anunciado. O que existe é uma aproximação pública, com investidores estrangeiros presentes e um empresário conhecido do mercado brasileiro elogiando a estratégia de João Paulo Magalhães.

Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações