Federação francesa culpa Henry, Abidal e Gallas por crise

22 jun 2010 - 18h59
(atualizado às 19h15)

A crise interna na seleção francesa que culminou com a eliminação na primeira fase da Copa do Mundo da África do Sul promete grandes revelações nos próximos dias. As acusações já começaram: Henri Monteil, secretário da Federação Francesa de Futebol (FFF), apontou os jogadores Henry, Abidal e Gallas como culpados pelo levante contra o técnico Raymond Domenech.

"Três ou quatro jogadores foram os líderes na greve e levaram outros jogadores com eles. Os líderes são jogadores que nunca mais jogarão uma Copa do Mundo: William Gallas, Eric Abidal e Thierry Henry, que são amigos de Nicolas Anelka", disse, em referência ao jogador cortado do grupo após xingar o treinador no intervalo da partida na qual a França perdeu do México.

"Alguns foram ver Domenech. Eles estavam chorando e pediram desculpas pelo que aconteceu. Eram jovens jogadores", complementou o secretário. O comandante, que anteriormente já era muito criticado no país europeu, encerrou de forma melancólica a sua passagem pela seleção. Laurent Blanc será o substituto.

Henry foi o pivô da polêmica classificação francesa à Copa do Mundo: usou a mão no lance do gol que definiu a vitória sobre a Irlanda, na prorrogação da partida de repescagem. Já Gallas sempre teve o apoio de Domenech, que bancou sua convocação, apesar de, às vésperas da Copa, ter complicada lesão. Novas revelações devem ser feitas pelo lateral Patrice Evra.

"Há uma causa para este fracasso, muitas coisas serão reveladas. Logo, se não quiserem nos perdoar, pelo menos saberão a verdade. Direi tudo que passei como capitão. Toda a França precisa de uma explicação para este desastre. Não é o momento para falar, mas eu logo o farei", prometeu o experiente atleta.

No domingo, Evra chegou a discutir rispidamente com o preparador físico Robert Duvane, contestando o corte de Anelka. "Esta é uma noite de grande desculpa para o francês. Compartilho as dores de todos. O que mais me dói é que este pedido de desculpas deveria ter sido feito ontem (segunda-feira), mas o meu treinador me impediu de fazê-lo como capitão", complementou.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.

Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.

Acesse: m.terra.com.br/copa

Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

França 1 x 2 África do Sul: Veja animação dos gols em 3D
Video Player
Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se