Semiautomático no Brasileirão tem início adiado pela CBF

CBF enfrenta obstáculos operacionais e adia uso do impedimento semiautomático, o sistema não estará disponível na rodada inaugural do Brasileirão

18 jan 2026 - 14h19
(atualizado às 14h19)
Brasileirão Betano Logo
Brasileirão Betano Logo
Foto: Reprodução/ Redes Sociais / Esporte News Mundo

Samir Xaud, presidente da CBF, anunciou que o impedimento semiautomático não será utilizado na rodada inicial do Campeonato Brasileiro, por motivos de ainda estar sendo implantado e o campeonato começar em apenas 10 dias. O sistema ainda possui pendências operacionais, que englobam uma vistoria nos 27 estádios da séria A, que vão receber a tecnologia, até a etapa de importar os equipamentos, já que a operação irá envolver centenas de aparelhos celulares ir rodada do campeonato.

Ainda não existe uma data definitiva para a tecnologia começar a ser utilizada, pois ainda faltam ser realizadas visitas técnicas a alguns estádios apontados pelos clubes, assim como a necessidade de serem realizados jogos-teste para conseguir validar o funcionamento do sistema. Equipes técnicas estiveram na última semana em alguns estádios de Porto Alegre para dar continuidade ao planejamento.

Publicidade

Até agora, 16 estádios já foram vistoriados: Maracanã, Neo Química Arena, MorumBis, Mineirão, Arena MRV, Arena Fonte Nova, Arena Barueri, Barradão, Nilton Santos, São Januário, Ligga Arena, Couto Pereira, Cícero de Souza Marques, Vila Belmiro, Beira-Rio e Arena do Grêmio. A Arena Condá, o Baenão,o  Maião e o Allianz Parque são os próximos estádios no cronograma de inspeção. 

O jornal O Globo divulgou que, a CBF só tem a pretensão de iniciar a utilizar a ferramenta do impedimento semiautomático quando já tiver a possibilidade de atender de forma simultânea os dez jogos de cada rodada do Brasileirão.

"A nossa expectativa é colocar o sistema em pleno funcionamento dentro de um modelo definitivo, após todos os testes necessários, em uma data que será anunciada em conjunto. O nosso compromisso é claro: entregar um projeto sólido, seguro e à altura da dimensão do futebol brasileiro " disse, via assessoria da CBF, Netto Góes, presidente do grupo de trabalho da arbitragem.

A Copa do Brasil, além do Brasileirão Série A, também utilizará a ferramenta de impedimento semiautomático, mas será limitado aos 27 estádios que já foram vistoriados e cadastrados pela Genius, que além de ser a empresa que presta serviços para a Premier League, na Inglaterra, também fechou contrato com a CBF.

Publicidade

Como a tecnologia irá funcionar

A estrutura básica para o funcionamento do impedimento semiautomático exige que sejam instalados ao menos 30 aparelhos celulares por estádio, e todos devem estar conectados à internet e à rede elétrica.

A Genius, empresa prestadora de serviços da Premier League, também tem acordo com campeonatos da Bélgica e do México. Após instalar aproximadamente 30 aparelhos de iPhone 16 Pro ou 17 Pro nos estádios, eles criam uma réplica digital do jogo, capturando toda a partida em 4K, e a 100 quadros por segundo.

Harry Lennard, o executivo a Genius, explicou em uma entrevista para o GE em outubro, que o processo completo, contando com a instalação dos equipamento, treinamento da equipe e teste, poderia levar aproximadamente quatro meses até conseguir iniciar efetivamente as operações. Na Premier League, a tecnologia só começou a ser utilizada a partir da 32ª rodada da temporada 2024/2025.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se