Grêmio toma susto, mas bate River Plate-SE e se classifica

21 mar 2012 - 21h22
(atualizado às 22h33)

Foi mais sofrido do que a torcida esperava, mas o Grêmio conseguiu se classificar para a próxima fase da Copa do Brasil. No segundo jogo, no Olímpico, o time gaúcho sofreu um gol no começo do jogo, mas depois bateu o River Plate-SE por 3 a 1 de virada, com um jogador a mais em campo. Na próxima fase o Grêmio vai enfrentar o Ipatinga, que se classificou ao bater o Real Noroeste-ES por 2 a 0, fora de casa.

O primeiro tempo teve seus momentos dramáticos para o Grêmio, mas terminou com alívio para o time gaúcho. Isso porque Lelê abriu o placar para o River Plate-SE aos 11min, mas também foi expulso aos 36min. Além disso, Marcelo Moreno tratou de empatar a partida com um gol chorado.

Com um a mais em campo no segundo tempo, o Grêmio aumentou a pressão sobre o River Plate-SE, mas criou poucas chances no começo. Os gols da vitória só saíram no final e foram marcados por Werley e Léo Gago.

O jogo

O Grêmio até ameaçou dominar o jogo no começo, mas uma bola parada mudou tudo na partida. Aos 11min, após passe de calcanhar de Thiago, Lelê ganhou dividida com Victor e ficou com o gol aberto. Ele se levantou rapidamente e só chutou para abrir o placar e assustar os gremistas no Estádio Olímpico.

A reação do Grêmio começou na sequência e, aos 20min, Marcelo Moreno descolou um lançamento preciso para Bertoglio. Porém, na hora que o meia ia chutar para gol, frente a frente com o goleiro, ele foi travado por um zagueiro. A pressão continuou e, dois minutos depois, o goleiro Pablo, do River Plate, teve que trabalhar para defender chute de Kleber.

Com as chances perdidas, a preocupação rondou o Olímpico, mas o gol de empate saiu com sofrimento aos 34min. Marcelo Moreno recebeu a bola livre, de frente para o gol, mas tropeçou na bola. Ele se recuperou, tentou chutar, mas foi travado. O gol só saiu na terceira tentativa e foi o quinto de Moreno na temporada. Logo depois disso, Lelê deu carrinho por trás em Bertoglio e foi expulso, o que facilitou ainda mais a missão do Grêmio.

A diferença numérica em campo fez com que apenas um time atacasse no segundo tempo. O Grêmio dominou o jogo desde o começo e ainda reclamou de dois pênaltis não marcados nos minutos iniciais. Mas as chances de gols foram raras. Em uma delas, aos 19min, Léo Gago acertou chute forte que foi defendido por Pablo.

O gol do alívio gremista só foi sair aos 33min, quando Werley aproveitou cruzamento de Kleber e marcou o segundo gol do time gaúcho no jogo. Por fim, Léo Gago cobrou falta rasteira e contou com leve desvio para enganar o goleiro e balançar as redes. Com isso, o volante decretou o placar final da partida e fez a festa da torcida presente no Olímpico.

Ficha técnica

GRÊMIO 3 x 1 RIVER PLATE-SE

Gols

GRÊMIO:

Marcelo Moreno, aos 34min do 1º tempo; Werley, aos 33min do 2º tempo e Léo Gago, aos 39min do 2º tempo

RIVER PLATE-SE:

Lelê, aos 11min do primeiro tempo

GRÊMIO: Victor; Gabriel, Gilberto Silva, Werley e Pará; Fernando, Souza (Léo Gago), Marco Antônio (Marquinhos) e Bertoglio; Kleber e Marcelo Moreno (André Lima)

Treinador: Vanderlei Luxemburgo

RIVER PLATE-SE: Pablo; Fabiano, Fernando Belem, Thiago, Glauber (Fabinho), Fernando Pilar (Misael), Charles, Wallace, Almir, Lelê e Jonathan (Claudinei)

Treinador: Luis Carlos Cruz

Cartões amarelos

GRÊMIO: Gilberto Silva

RIVER PLATE-SE: Charles

Cartão vermelho

RIVER PLATE-SE: Lelê

Árbitro

Célio Amorim (SC)

Local

Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Marcelo Moreno se destacou e marcou o primeiro gol do Grêmio no jogo
Marcelo Moreno se destacou e marcou o primeiro gol do Grêmio no jogo
Foto: Ricardo Rimoli / Agência Lance
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações