Itália, México e Japão caem no grupo do Brasil na Copa das Confederações

1 dez 2012 - 12h43
(atualizado às 12h51)

Em uma cerimônia marcada por uma gafe em sua parte principal, o sorteio das chaves da Copa das Confederações de 2013, realizado neste sábado em São Paulo, colocou a seleção brasileira em um caminho complicado rumo ao título de um torneio que tentará conquistar pela quarta vez - agora em casa - e no qual o país pretende mostrar que está pronto para sediar a Copa do Mundo do ano seguinte.

A seleção vai enfrentar Japão, México e Itália no grupo A, enquanto a Espanha, cabeça de chave do grupo B, terá como adversários Uruguai, Taiti e o campeão da Copa Africana de Nações, que será conhecido em fevereiro.

Publicidade

O Brasil fará a partida de abertura do torneio no dia 15 de junho, contra o Japão, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. No dia 19, em Fortaleza, a seleção vai enfrentar o México no estádio Castelão, e três dias depois fechará sua participação na primeira fase na Fonte Nova, em Salvador, contra Itália.

Na outra chave, a Espanha vai estrear no dia 16, contra o Uruguai, na Arena Pernambuco, em Recife.

A final será disputada no dia 30 do mesmo mês, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

A cerimônia deste sábado teve a presença da presidente Dilma Rousseff e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, dos técnicos das seleções participantes do torneio - como Luiz Felipe Scolari (Brasil), Vicente del Bosque (Espanha) e Cesare Prandelli (Itália) -, dos presidentes da Fifa e da CBF, Joseph Blatter e José Maria Marín, além de Ronaldo Fenômeno, membro do Comitê Organizador da Copa de 2014.

Publicidade

Os convidados especiais para sortear as seleções foram a modelo Adriana Lima e o chef Alex Atala. O renomado cozinheiro foi responsável por uma gafe que deixou visivelmente incomodado o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, que comandava o sorteio.

O problema aconteceu quando o nome do Taiti foi pego para o grupo B. A seguir, Atala deveria escolher uma bolinha do pote B para definir a posição deste grupo em que a seleção da Oceania ficaria, mas ele pegou uma bolinha do grupo A, com o número 3, e a entregou a Valcke, que não percebeu o engano e a abriu.

Com isso, o nome do Taiti ficou de fora da exibição das chaves no telão da Fifa, e sua colocação na posição 3 do grupo B só aconteceu no fim do sorteio.

Em breve discurso antes da cerimônia, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Brasil tem uma "dupla responsabilidade" na Copa das Confederações. Uma delas "a de apresentar um futebol bonito, que honre a seleção brasileira pentacampeã mundial", disse a governante.

Publicidade

A outra, segundo Dilma, é a "de vencer fora de campo, construindo todas as condições para realizar uma Copa das Confederações inesquecível, pela organização do evento, pela acolhida alegre a sete seleções e seus torcedores".

Também no evento em que foi realizado o sorteio das chaves, o ex-jogador Cafu apresentou a bola oficial do torneio, batizada de "Cafusa", junção dos termos "carnaval", "futebol" e "samba".

Considerada o principal teste para a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações será realizada em seis sedes: Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Pernambuco e Salvador.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se