As Eliminatórias da Europa para a Copa de 2026 chegaram ao fim, com 12 seleções classificadas diretamente e 16 indo para a repescagem, que definirá as últimas quatro vagas em março de 2026.
Chegaram ao fim as Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2026. Nesta terça-feira, 18, ficaram definidas as 12 seleções que garantiram a classificação automática para o Mundial, além das 16 equipes que disputarão as últimas quatro vagas do continente na repescagem.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
O torneio classificatório teve emoção até o apito final da última partida da rodada, no jogo entre Escócia e Dinamarca. O duelo marcou o confronto direto pela liderança do Grupo C, até então liderado pelos dinamarqueses. No entanto, os escoceses viraram o placar nos acréscimos do 2º tempo e asseguraram a vaga direta, voltando à Copa do Mundo após 28 anos.
- Com o fim das eliminatórias europeias, as seleções classificadas já se preparam para a Copa do Mundo de 2026. Aproveite a emoção da repescagem e use um código promocional da Betsul para turbinar suas apostas nos jogos internacionais.
Veja as 12 seleções europeias já classificadas para a Copa do Mundo:
- Alemanha (Grupo A);
- Suíça (Grupo B);
- Escócia (Grupo C);
- França (Grupo D);
- Espanha (Grupo E);
- Portugal (Grupo F);
- Holanda (Grupo G);
- Áustria (Grupo H);
- Noruega (Grupo I);
- Bélgica (Grupo J);
- Inglaterra (Grupo K);
- Croácia (Grupo L);
Entre as 12 já classificadas, duas garantiram a vaga para o Mundial com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias: Noruega e Inglaterra. Ambas enfrentam grupos com cinco seleções e venceram as oito partidas, com direto a placares elásticos.
Na 6ª rodada, por exemplo, a Noruega atropelou a Moldávia por nada menos que 11 a 1, com cinco gols da estrela Erling Haaland. A Inglaterra, por sua vez, não teve conhecimento de Sérvia e Letônia e levou os dois confrontos por 5 a 0.
Repescagem europeia
Resta, agora, a definição pelas últimas quatro vagas da Europa para a Copa do Mundo. Os confrontos da repescagem envolverão as 12 seleções que ficaram na 2ª colocação de seus grupos, além das quatro seleções com melhor campanha na Liga das Nações que não ficaram no 1º ou 2º lugar em seus grupos.
Um dos casos mais dramáticos é o da seleção da Itália, que ficou na 2ª colocação do Grupo I, atrás da Noruega. A última Copa disputada pela Azzurra foi a de 2014, no Brasil.
As 16 seleções serão divididas em quatro chaves, que terão semifinal e final em jogo único. Assim, os vencedores de cada quadrante levam as últimas vagas para o Mundial. Os jogos acontecerão nos dias 26 e 31 de março de 2026.
Os três primeiros potes contêm os times que ficaram na segunda colocação das Eliminatórias, enquanto o último conta com as equipes que avançaram através da Liga das Nações: Suécia, Romênia, Irlanda do Norte e Macedônia.
Um time de cada pote será colocado em quatro chaves, A, B, C e D. Na semi de cada chave, o time do pote 1 encara uma equipe do pote 4, enquanto os times dos potes 2 e 3 se enfrentam no outro lado.
O sorteio das chaves acontece na próxima quinta-feira, 20, às 9h (no horário de Brasília) em Zurique, na Suíça.
Veja os quatro potes da repescagem das Eliminatórias da Europa:
Pote 1
- Itália
- Dinamarca
- Turquia
- Ucrânia
Pote 2
- Polônia
- País de Gales
- Tchéquia
- Eslováquia
Pote 3
- Irlanda
- Albânia
- Bósnia
- Kosovo
Pote 4
- Romênia
- Suécia
- Macedônia do Norte
- Irlanda do Norte