Copa: polícia prende suspeito de fornecer ingressos a máfia

7 jul 2014 - 17h04
(atualizado às 21h52)
O CEO da Match, Raymond Whelan, chega à delegacia no Rio de Janeiro após prisão no Copacabana Palace por suspeita de comandar esquema internacional de venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo
O CEO da Match, Raymond Whelan, chega à delegacia no Rio de Janeiro após prisão no Copacabana Palace por suspeita de comandar esquema internacional de venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo
Foto: Tasso Marcelo / AFP

A Polícia do Rio de Janeiro prendeu, na tarde desta segunda-feira, o suspeito de fornecer entradas para a máfia que fazia cambismo com ingressos da Copa do Mundo. Raymond Whelan é CEO da Match, empresa associada à Fifa e que trabalha com venda de pacotes e até reserva de hotéis para a entidade no Brasil. Ele foi preso no luxuoso hotel Copacabana Palace. Como não fala português, deve prestar depoimento na manhã de terça-feira, auxiliado por intérprete.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Publicidade

De acordo com investigações da polícia, Raymond Whelan será indiciado como fornecedor de ingressos para o argelino Lamine Fofana, preso no Rio de Janeiro e apontado como o responsável por administrar o esquema da venda ilegal de bilhetes. Desde 20 de junho, houve cerca de 900 ligações de Whelan a Fofana. Nas gravações, ingressos para a final eram negociados por US$ 14 mil.

Junto ao argelino, outras 11 pessoas foram presas com auxílio de interceptação de conversas telefônicas. Isso teria levado os policiais a Ray Whelan.

Delegado Fábio Barucke e promotor Marcos Kac deixam hotel Copacabana Palace após prisão de executivo da Match suspeito de comandar esquema internacional de venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Ele seria, portanto, o responsável por conseguir as entradas para revenda, muitas delas em locais muito visados como camarotes. Whelan não é funcionário da Fifa, mas tem atuação ligada à entidade, já que a Match negocia pacotes e credenciou hotéis para a Copa do Mundo. Phillip Blatter, sobrinho do presidente da Fifa, é um dos acionistas.

“Esse era o nome que aparecia nas conversas”, disse uma fonte na Polícia Civil na condição de anonimato. O diretor da Match, a agência de viagens oficial da Fifa, teve a prisão temporária decretada pela Justiça a pedido da polícia, que temia que ele poderia tentar deixar o País. Whelan foi levado à 18ª Delegacia de Polícia para ser interrogado.

Publicidade

Dois advogados, de diferentes escritórios, que acompanham Whelan, ainda não decidiram se o inglês irá depor ou não. Se decidir por prestar depoimento, ele será ouvido pela manhã no 18ª DP e, de qualquer maneira, passará a noite na delegacia. Caso não queira, será ouvido amanhã às 9h, na Polinter, em juízo. 

Em conversa informal com o delegado Fábio Baruck, Raymond diz que tem um contrato de compra de ingressos com Lamine Fofana, registrado em maio de 2013, e que não possui nenhuma irregularidade. Apesar das mais de 900 ligações interceptadas pela polícia entre eles, o inglês negou que estaria negociando ingressos para a Copa que está sendo realizada no País.

O inspetor Vicente Barros, da 18ª DP, afirmou que Whelan estava na área comum do hotel quando foi abordado pelo promotor Marcos Kac. Foram, então, juntos ao 5° andar, onde estava hospedado. Foi encontrado com ele cerca de cem ingressos para a Copa do Mundo, além de mil dólares em dinheiro. Ele não reagiu à prisão e afirmou ser inocente. A detenção é provisória e tem prazo de cinco dias. Whelan está morando no Brasil há dois anos, embora não saiba falar português.

Entenda caso de crime envolvendo revenda de ingressos da Copa
Video Player

Na semana passada, a polícia havia informado que as investigações apontavam que ele tinha acesso ao quartel-general da entidade no hotel de luxo na zona sul do Rio de Janeiro, usava um cartão de estacionamento da Fifa para ter acesso a estádios e áreas reservadas. Teria ainda contatos dentro da entidade que lhe permitiam obter ingressos para serem negociados.

Publicidade

Após a execução da Operação Jules Rimet, com a prisão dos envolvidos no escândalo, a Fifa prometeu contribuir com as investigações e declarou ser improvável a participação de alguém ligado à entidade. O esquema de cambismo envolvia cifras milionárias e era planejado e executado há muitos meses. De acordo com a polícia, há possibilidade de que a operação tenha uma segunda etapa.

Após a prisão, a Fifa divulgou uma nota de esclarecimento, afirmando que continua colaborando plenamente com as autoridades locais e fornecerá todos os detalhes solicitados para auxiliar nesta investigação em andamento.

Confira na íntegra a nota divulgada pela Fifa:

A Fifa tomou conhecimento de que Ray Whelan, diretor do escritório de Acomodação da MATCH Services, provedora de serviços para a Fifa, foi levado do hotel Copacabana Palace pela polícia para prestar depoimento por suposta participação no que diz respeito à "Operação Jules Rimet". 

A Fifa continua colaborando plenamente com as autoridades locais e fornecerá todos os detalhes solicitados para auxiliar nesta investigação em andamento. 

Publicidade

Conforme mencionado em diversas ocasiões, a Fifa gostaria de reiterar a sua posição firme contra qualquer forma de violação da lei criminal e dos regulamentos de emissão de ingressos. A Fifa está apoiando totalmente as autoridades de segurança nos nossos esforços conjuntos para reprimir todas as vendas de ingressos não autorizadas.

Com informações da Reuters

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações