Com virada e drama, Botafogo vence e sela queda do Fortaleza à Série B

O resultado garantiu o Glorioso na Libertadores de 2026, enquanto o Leão, apesar da reação recente, acabou rebaixado para a Série B

7 dez 2025 - 18h34
(atualizado às 18h34)
Foto: Vitor Silva/Botafogo / Esporte News Mundo

Em uma partida dramática no Nilton Santos, o Botafogo venceu o Fortaleza por 4 a 2 neste domingo (7), na última rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado garantiu o Glorioso na Libertadores de 2026, enquanto o Leão, apesar da reação recente, acabou rebaixado para a Série B. O confronto teve golaços, reviravoltas e clima de decisão do início ao fim.

O Fortaleza, que jogava a 'vida', abriu o placar com um golaço de Breno Lopes após jogada iniciada por Pikachu e pivô de Bareiro. O Botafogo, porém, reagiu ainda no primeiro tempo. Artur e Marlon Freitas criaram boas chances, e Montoro empatou aos 50 minutos com um chute no ângulo, levando o jogo para o intervalo com o Leão fora do Z4 graças aos outros resultados da rodada.

Publicidade

Na volta para o segundo tempo, o Botafogo virou logo aos dois minutos. Vitinho avançou pela direita e cruzou para Arthur Cabral marcar de peixinho, colocando o Glorioso na frente e empurrando o Fortaleza novamente para a zona de rebaixamento. Os comandados de Martín Palermo, então, foram para o tudo ou nada.

Em cobrança de escanteio, o Botafogo chegou a fazer o terceiro gol com Barrera, mas o VAR apontou toque de mão de Marçal no início da jogada. Bareiro converteu o pênalti aos 10 minutos e empatou o duelo, devolvendo a esperança ao Fortaleza. Com o jogo aberto, as duas equipes se lançaram ao ataque em busca da vitória.

Aos 38 minutos, Santi Rodríguez levantou na área e Marçal se redimiu ao marcar de cabeça o gol da vitória botafoguense. No desespero do Fortaleza pelo empate, Mateo Ponte aproveitou contra-ataque aos 49 minutos e fechou o placar em 4 a 2, decretando o rebaixamento tricolor.

Invicto há 10 rodadas, o time de Davide Ancelotti terminou o Brasileirão em sexto lugar com 63 pontos e garantiu vaga na fase preliminar da Libertadores de 2026, podendo avançar direto para a fase de grupos caso Cruzeiro ou Fluminense conquiste a Copa do Brasil. Já o Fortaleza encerrou a competição com 43 pontos, na 18ª posição, apesar da campanha de recuperação sob Martín Palermo, que conquistou 28 pontos em 17 jogos.

Publicidade
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações