Bahia toma virada e vê Coritiba campeão; Santo André cai

20 nov 2010 - 18h54
(atualizado às 20h34)

O Santo André acordou tarde na Série B do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado, o time do ABC jogou como um digno vice-campeão paulista e superou o Bahia por 2 a 1, no estádio Pituaçu. Ainda assim, acabou rebaixado à terceira divisão do futebol nacional, pois não pode alcançar o Vila Nova, primeiro integrante fora da zona da degola, no número de vitórias.

O Santo André venceu o Bahia, mas foi rebaixado mesmo assim
O Santo André venceu o Bahia, mas foi rebaixado mesmo assim
Foto: Eduardo Martins/A Tarde / Futura Press

Quem comemorou o triunfo do time paulista foi o Coritiba. Com o empate diante do Icasa, a equipe paranaense assegurou, com uma rodada de antecipação, o título da Série B.

Publicidade

Agora, resta ao Bahia lutar pelo vice-campeonato com Figueirense e América-MG. Na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no sábado que vem, o clube de Salvador enfrenta o Bragantino em uma festa que está prevista para o estádio do Morumbi - ideia é homenagear os baianos que moram na capital paulista.

O Santo André, por sua vez, vai se despedir da competição contra o Náutico, no estádio Bruno José Daniel. A equipe paulista amarga a segunda queda seguida, já que caiu no ano passado na primeira divisão.

O jogo

Apesar de amargar uma situação extremamente complicada na classificação da Série B, o Santo André assumiu uma proposta defensiva em Salvador. A ordem era marcar o adversário e esperar uma brecha no contra-ataque.

Aos 23min, a oportunidade aguardada pelos paulistas apareceu, mas o gol não saiu. Aloísio arrematou rasteiro e obrigou Fernando a trabalhar com eficiência. Enquanto isso, o Bahia seguia sem a criatividade aguardada por seus torcedores.

Porém, o jogo seguiu morno da etapa complementar. O Bahia passou a explorar mais os lados do campo e, ainda assim, os cruzamentos de Ananias e Ávine não vingavam.

Aos 19min, as investidas pelas beiradas finalmente deram resultado. O Bahia abriu o placar através de Adriano, que concluiu livre na área o cruzamento de Jael.

Mas o Santo André era um adversário duro. Com a personalidade que faltou durante toda a Série B, o vice-campeão paulista alcançou o empate aos 31min, quando Marques concluiu a jogada de Richely pela esquerda.

No fim, o Santo André causou espanto no estádio Pituaçu ao assegurar a vitória. Aos 39min, Marques repetiu a parceria com Richely e marcou mais uma vez.

FICHA TÉCNICA

Bahia 1 x 2 Santo André

Gols

Bahia:

Adriano, aos 19min do 1º tempo

Santo André: Marques, aos 31min e aos 39min do 2º tempo

Ponto Forte do Bahia

Atacantes se movimentaram bastante e deram trabalho à defesa do Santo André.

Ponto Forte do Santo André

Postura ofensiva jogando fora de casa e presença de Marques na área.

Ponto Fraco do Bahia

Com o acesso garantido, a equipe se acomodou e não pressionou em busca da vitória.

Ponto Fraco do Santo André

Demorou a ser efetivo na partida, melhorando somente quando teve Denis expulso.

Personagem do jogo

Richely: foi grande nome do Santo André, criando boas jogadas.

Esquema Tático do Bahia

4-4-2

Fernando; Ananias (Everton), Luizão, Nen (Vagner) e Ávine; Fábio Bahia, Leandro, Hélder (Vander) e Morais; Adriano e Jael. Técnico: Márcio Araújo

Esquema Tático do Santo André

4-4-2

Neneca; Alex Silva (Marques), Toninho, Douglas e Denis; Wendel, Walker, Makelele e Aloísio (Pio); Rychely e Borebi (Marcelo Godri). Técnico: Jair Picerni.

Cartões amarelos

Bahia: Ananias, Luizão e Adriano

Santo André: Neneca, Toninho e Wendel

Cartões vermelhos

Santo André: Denis

Árbitro

Francisco Carlos do Nascimento (AL)

Local

Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)

Fonte: Gazeta Press
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se