Fluminense não aproveita a vantagem e perde para o Ceará

Mesmo com um jogador a mais em campo, o clube carioca foi derrotado pelo time cearense por 1 a 0

31 out 2021 - 18h17
(atualizado às 18h50)

O Fluminense voltou a esbarrar no problema de criação e, mesmo com um jogador a mais desde o primeiro tempo, perdeu para o Ceará: 1 a 0, neste domingo, no Castelão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.   

Não faltou luta ao Fluminense. A questão foi a dificuldade para superar a marcação do Ceará. O Flu insistiu muito nas bolas levantadas para área. A alta dupla de zaga cearense levou a melhor. Com um jogador a menos, os donos da casa se fecharam bem e seguraram a vitória - já venciam quando Gabriel Dias foi expulso, aos 28 minutos.

Publicidade
Comemoração do gol de Vina, do Ceará, neste domingo, 31
Comemoração do gol de Vina, do Ceará, neste domingo, 31
Foto: Lucas Emanuel /

O Fluminense amarga segunda derrota seguida seguida - já havia perdido para o Santos - e não consegue entrar no G-6. O clube carioca está na oitava colocação, com 39 pontos. O Ceará, por sua vez, interrompe uma sequência de sete rodadas sem vencer (foram duas derrotas e cinco empates) e ganha fôlego na luta para escapar do rebaixamento: pulou para 36 pontos e para 11º lugar, no momento.

Na próxima rodada, o Fluminense recebe o Sport, no Maracanã, sábado, às 21h (horário de Brasília). O Ceará tem mais um compromisso em casa, contra o Cuiabá, no Castelão, às 20h30 (de Brasília).

O Ceará conseguiu dar o bote logo no começo do jogo. Aos três, Nino, que voltou a ser titular, chegou atrasado e tocou em Jael na área. Pênalti. Aos seis, Vina deslocou Marcos Felipe e fez 1 a 0. O Fluminense precisou sair mais. Entretanto, encontrava dificuldade para criar. A primeira chance do time carioca foi aos 24, quando Abel Hernández recebeu cruzamento, girou e chutou para fora, mas sem tanto perigo.

O Fluminense ficou em vantagem numérica ainda no primeiro tempo, aos 28 minutos. Gabriel Dias deu uma entrada dura em Marlon. O VAR, José Claudio Rocha Filho (SP), recomendou a revisão do lance. O árbitro Raphael Claus (SP), então, expulsou o lateral-direito. Tiago Nunes tirou o centroavante Jael e colocou Igor no Ceará.

Publicidade

O clube carioca passou a pressionar, mas insistia em cruzamentos e parava na alta zaga do Ceará. Os donos da casa recuaram e demoraram a ameaçar em contra-ataque. No fim do primeiro tempo, Erick recebeu de Vina e chutou para fora. Nos acréscimos, Abel Hernández finalmente ganhou pelo alto e cabeceou para fora, com perigo, na melhor chance do Fluminense na etapa inicial. Samuel Xavier ainda desceu pela direita e chutou cruzado. João Ricardo espalmou.

Marcão voltou para o segundo tempo com duas mudanças, na tentativa de colocar o Fluminense ainda mais para frente. Ele colocou Gustavo Apis e Fred, que retornou de contusão após três semanas. Saíram André e Caio Paulista.

O Flu, com mais posse de bola, buscava furar a retranca do Ceará. Após cruzamento da direita, Apis finalizou para fora. Depois foi a vez de Fred cabecear para fora. O clube carioca chegou a marcar, com Lucca, após bola recuperada na intermediária, mas o atacante, que entrou no segundo tempo, estava impedido.

O Ceará respondeu com Rick, que entrou no time. Ele obrigou Marcos Felipe a salvar. O Fluminense ensaiou uma pressão na reta final. Bobadilla, que entrou no lugar de Abel, quase empatou, mas o time carioca amargou mesmo a derrota.

Publicidade

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ 1X0 FLUMINENSE

Local: Castelão, Fortaleza (CE)

Data: 31/10/2021, domingo

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus (SP)

Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)

VAR: José Claudio Rocha Filho (SP)

Publicidade

Cartão amarelo: André e Fred (Fluminense) e Fabinho, Mendoza, William Oliveira e Messias (Ceará)

Cartão vermelho: Gabriel Dias (Ceará)

GOL: Vina, aos 6′ do 1ºT (Ceará)

CEARÁ: João Ricardo; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho, Fernando Sobral (Rick) e Vina (William Oliveira); Erick (Gabriel Lacerda), Mendoza (Gabriel Santos) e Jael (Igor)

Técnico: Tiago Nunes

FLUMINENSE: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Nino, David Braz e Marlon (Danilo Barcelos); Martinelli, André (Gustavo Apis) e Arias; Luiz Henrique (Lucca), Caio Paulista (Fred) e Abel Hernández (Bobadilla)

Técnico: Marcão

Publicidade
Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se