Brasileirão de volta: relembre como estava o campeonato antes da Data Fifa

Interrompido após a 28ª rodada, campeonato teve líder isolado, goleada e briga na parte de baixo da tabela

7 out 2026 - 04h57
Arrascaeta e Jorginho comemoram gol do Flamengo contra o RB Bragantino pela 28ª rodada do Brasileirão
Arrascaeta e Jorginho comemoram gol do Flamengo contra o RB Bragantino pela 28ª rodada do Brasileirão
Foto: RUANO CARNEIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Campeonato Brasileiro está de volta: após a Super Data Fifa, que uniu as janelas de setembro e outubro e teve duração extendida de 16 dias, a Série A do Brasileirão volta a campo nesta quarta-feira, 7, com os primeiros confrontos da 29ª rodada.

A retomada foi antecipada para quatro clubes: São Paulo e Santos se enfrentaram na última sexta-feira, 2, no MorumBis. De virada, o Peixe levou a melhor e bateu o Tricolor Paulista por 2 a 1, consolidando uma das melhores campanhas no returno do Brasileirão. 

Publicidade

Já no sábado, 3, Atlético-MG e RB Bragantino duelaram na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG). Em casa, o Galou venceu o Massa Bruta pelo placar mínimo e permanece na caça do G-5 do Brasileirão por uma das vagas diretas na Copa Libertadores de 2027. 

Ambas as partidas, válidas pela 21ª rodada, haviam sido adiadas por conta dos compromissos de Santos e RB Bragantino pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, no fim de julho passado. 

Santista é agredido após ser identificado em meio à torcida do São Paulo durante clássico
Video Player

Relembre, a seguir, como estava o Campeonato Brasileiro antes da paralisação:

  • Flamengo dispara na briga pelo título

O Flamengo se isolou na liderança antes da Super Data Fifa: em 20 de setembro, no Maracanã, bateu o RB Bragantino por 2 a 1 e chegou a 60 pontos na liderança. Ainda contou com um tropeço do rival Palmeiras, que empatou sem gols contra o Grêmio e estacionou em 57 pontos, na 2ª colocação. 

Publicidade

Para manter o topo da tabela, o Rubro-Negro carioca visita o Santos na próxima quinta-feira, 8, na Vila Belmiro, no litoral de São Paulo. Já o Palmeiras recebe o Bahia em casa, também na quinta-feira, para tentar diminuir a desvantagem em relação ao Flamengo. 

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Flamengo volta da Data Fifa com 76.4% de probabilidade de erguer o caneco do Brasileirão de 2026. Logo atrás, o Palmeiras aparece com 21.6%. 

Remo e Santos se enfrentaram pela 28ª rodada do Brasileirão
Foto: FERNANDO TORRES/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
  • Indefinição por uma vaga na Libertadores de 2027 

Enquanto Palmeiras e Flamengo já estão praticamente classificados ao principal torneio sul-americano em 2027, pelo menos seis outros times aparecem com chances consideráveis de classificação. Entre eles, o Athletico-PR é o favorito, com 85,3%, aponta o estudo da UFMG. 

Depois, aparecem Fluminense (76,1%), Cruzeiro (55%), Bahia (47,9%), Atlético-MG (18,2%) e Santos (12,7%) -- o Peixe, por sinal, é dono de uma das duas melhores campanhas no returno do Brasileiro, com seis vitórias, dois empates e duas derrotas, totalizando 20 pontos em 10 jogos. 

Publicidade
Corinthians e Fluminense se enfrentam pela 28ª rodada do Brasileirão
Foto: JOISEL AMARAL/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
  • Zona de rebaixamento embolada

Com a Chapecoense enfrentando 99,20% de probabilidade de rebaixamento para a Série B, as outras três vagas no Z4 seguem indefinidas: o Remo é quem mais aparece com probabilidade de rebaixamento, 94,2%, logo atrás da Chape. Os rivais do RS, Inter e Grêmio, aparecem na sequência, com 68,4% e 57,7% de chances de queda. 

O Corinthians também é outro que enfrenta risco expressivo de rebaixamento, 21,4%. Já o Vasco da Gama surpreendeu na 28ª rodada e aplicou a maior goleada da Série A em 2026: venceu o Coritiba por 5 a 0 em São Januário e ganhou fôlego na luta contra o Z4. 

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se