Ao contrário da Conmebol, Uefa prevê punições severas em casos de violência

21 fev 2013 - 11h28
(atualizado às 12h38)

Ao contrário do que ocorre na América do Sul, na Europa a Uefa prevê em seu regulamento de competições punições severas aos clubes envolvidos em casos de violência nos estádios.

Segundo o texto da Uefa, o clube mandante é responsável pela segurança e bem-estar dos torcedores nos estádios antes, durante e depois das partidas. Apenas na final de suas competições, que são disputadas em campos neutros, a responsabilidade é da entidade máxima do futebol europeu.

Na Europa, um caso semelhante ao ocorrido na noite desta quarta-feira em Oruro, na Bolívia, onde o torcedor do San José, Kevin Beltrán Espada, morreu atingido por um sinalizador lançado pela torcida do Corinthians, acarretaria fortes punições.

- O clube mandante seria responsabilizado por não dispor a devida segurança aos torcedores presentes. As punições seriam multa, interdição do estádio e obrigatoriade de jogar as próximas partidas internacionais sem a presença de público por tempo a ser determinado pela Uefa. Já o clube visitante, além de receber pesada multa, seria excluído por um longo período de competições continentais - explicou ao LANCENET! o editor do diário italiano "Corriere Dello Sport", Massimo Basile.

As autoridades nacionais de segurança, polícia e forças armadas, só são responsáveis pelos incidentes ocorridos do lado de fora das praças esportivas. Foi isso que ocorreu em 1985, logo após a tragédia de Heysel, na Bélgica, onde 38 torcedores da Juventus foram mortos pelos seguidores do Liverpool antes da final da Liga dos Campeões.

Na época a polícia belga foi responsabilizada por um planejamento falho na segurança durante o trajeto das torcidas até o local da partida. Na época os policiais também cuidavam da segurança dentro do estádio. O Liverpool foi punido com a exclusão das competições europeias por seis temporadas, e a raina Elizabeth II estendeu o castigo a todos os clubes ingleses.

Publicidade
Fonte: Lancepress! Lancepress!
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se