O zagueiro Thiago Silva criticou os planos de Carlo Ancelotti de renovar a seleção brasileira na próxima convocação de 26 nomes para amistosos na Austrália e Índia. O veterano defendeu que a transição deve ser gradual, sem descartar atletas experientes em boa fase, apontando que a dinâmica na seleção difere do futebol europeu. A equipe também tem amistosos marcados para novembro contra Japão e Singapura, como parte do planejamento do técnico visando o ciclo da Copa do Mundo de 2030.
O técnico Carlo Ancelotti convoca a seleção brasileira, nesta quarta-feira, na sede da CBF, no Rio, às 15 horas, para os jogos dos dias 25 e 29, na Austrália, em Townsville e Brisbane, respectivamente, e diante da Índia, em 3 de outubro, em Calcutá. O treinador italiano prometeu uma renovada lista de 26 nomes. O experiente zagueiro Thiago Silva, que disputou as Copas de 2010, 2014, 2018 e 2022, afirmou não concordar com a iniciativa do comandante.
"Quer que eu minta ou fale a verdade? Você não pode descartar quem tem 31, 32, 33. Eu quase fui para a Copa com 41. Não pode descartar quem está vivendo um bom momento. Em seleção brasileira, as coisas têm de ser devagar. Não pode tirar todo mundo e pôr novo. Tem de ser passo a passo", opinou, em entrevista à Rádio Tupi, após a vitória, por 2 a 0, sobre o Platense pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores, no Maracanã.
"Ele vem do futebol europeu, que é mais fácil de fazer. Aqui não funciona assim. Você precisa mudar e dar resultado. E, se possível, jogar bem. Eu não gosto desse tipo de mudança. Não concordo, porém ele que está no comando", afirmou o jogador, que soma passagens vitoriosas por Milan, Paris Saint-Germain e Chelsea.
A seleção também já tem dois amistosos definidos para novembro. O Brasil enfrentará o Japão no dia 14 e Singapura no dia 17, ambos em Singapura. Os jogos fazem parte do planejamento da equipe comandada por Ancelotti para a sequência do ciclo até a Copa do Mundo de 2030.