Aproveitando a Data Fifa, o técnico Renato Portaluppi liberou cinco jovens do time principal do Grêmio para reforçar a equipe sub-20 no clássico Gre-Nal pela Copa Sul. O zagueiro Luís Eduardo e os meias Bernardo Zortéa, Tiaguinho, Jefinho e Riquelme Freitas atuarão para ganhar ritmo de jogo e minutagem. A partida, acompanhada de perto pela comissão técnica tricolor, servirá para avaliar quais atletas podem receber mais espaço no elenco profissional na reta final da temporada.
O Grêmio terá uma formação diferente no Gre-Nal Sub-20 desta sexta-feira, 2, pela quarta rodada da Copa Sul. A partida será disputada às 11h, no CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, e servirá para dar ritmo a jogadores que integram o elenco profissional.
A Agência RTI Esporte apurou que a comissão técnica de Renato Portaluppi definiu a utilização de cinco atletas que já atuaram pelo time principal em 2026. O grupo será formado pelo zagueiro Luís Eduardo e pelos meias Bernardo Zortéa, Tiaguinho, Jefinho e Riquelme Freitas.
A ideia é aproveitar a pausa provocada pela Data Fifa para aumentar a minutagem dos jovens e permitir uma avaliação mais próxima. Um auxiliar de Renato Portaluppi também deve acompanhar o clássico presencialmente.
Aos 18 anos, Luís Eduardo é zagueiro e soma seis partidas pelo time profissional em 2026: uma pelo Campeonato Gaúcho, duas pelo Campeonato Brasileiro e três pela Copa Sul-Americana. Ele também foi convocado para dois amistosos da Seleção Brasileira Sub-20.
Meio-campo terá três opções
Bernardo Zortéa, Tiaguinho e Jefinho formam a maior parte do grupo que será observado no Gre-Nal. O primeiro tem 19 anos e atua como primeiro volante. O jogador soma quatro partidas pelo profissional em 2026 e tem vínculo com o Grêmio até junho de 2028.
Ele trabalha para ganhar força física e passou a ter mais espaço após a lesão de Dodi. Tiaguinho, de 18 anos, também é volante e é quem acumula mais minutos entre os cinco. São nove partidas pelo profissional em 2026, sendo quatro como titular.
O jogador não entra em campo desde maio e passou por período de investigação médica e recondicionamento físico. Seu contrato válido com o Grêmio até julho de 2027. Jefinho, de 19 anos, atua no meio-campo
Inicialmente trabalhado como camisa 8, passou a ser utilizado por Renato Portaluppi como meia de criação centralizado. O jogador disputou quatro partidas pelo profissional e tem contrato até dezembro de 2027.
Riquelme Freitas completa o grupo do Sub-20 do Grêmio
Riquelme também será utilizado no clássico. O meio-campista soma oito jogos pelo time principal em 2026, com cerca de 240 minutos em campo. Ele foi relacionado e utilizado pela última vez diante do Mirassol, pelo Brasileirão.
O Gre-Nal será importante na avaliação dos jovens. O Grêmio soma duas vitórias e uma derrota na Copa Sul, enquanto o Inter lidera seu grupo com 100% de aproveitamento. A comissão tricolor observará jogadores que podem ganhar espaço na reta final da temporada.