O Flamengo enfrentou o Atlético-MG na noite da última quarta-feira (6), mas apesar dos esforços e de contar com alguns titulares no 11 inicial, a equipe comandada por Filipe Luís foi superada nos pênaltis. A vitória por 1 a 0 no tempo normal com gol de Cebolinha de nada adiantou, já que Rossi pegou apenas uma cobrança, Samu Lino parou em Everson e Wallace Yan isolou a quinta cobrança.
No entanto, apesar de chateado, o torcedor rubro-negro tem alguns pontos de alívio, a queda precoce em uma competição com que a equipe tem uma certa intimidade faz com que o foco se torne as duas competições restantes: Libertadores e Brasileirão.
Sem a Copa do Brasil pela frente, o Flamengo tem seis datas livres para descanso e treinamento, fator de muita importância para a equipe que deseja repetir 2019 e levantar as taças da América e do Brasil. Além disso, o Rubro-Negro fica mais confortável para marcar o jogo atrasado contra o Sport, que foi adiado devido a participação da equipe no Mundial de Clubes.
A exemplo de outros anos, a partida atrasada provavelmente seria jogada em meio a data FIFA, com desfalques e problemas para o Flamengo, que manteria uma sequência de jogos. A derrota machuca, mas trás consigo um alívio para a disputa das competições restantes, em que o Flamengo vem forte com a chegada e adaptação de seus reforços.
Tabu histórico persiste pelo lado Rubro-Negro
Apesar da vitória, a escrita se manteve, o Flamengo nunca reverteu desvantagem fora de casa em confronto de mata-mata, com a partida de ontem, agora são 14 confrontos, com 12 eliminações e dois vice-campeonatos. Anteriormente a equipe Carioca, assim como ontem venceu o confronto em duas oportunidades, mas não pelo placar necessário para avançar.
Se considerarmos o estadual, a única vez que a equipe fez algo parecido foi no histórico título de 2001, em que perdeu a ida por 2 a 1 e venceu a volta por 3 a 1, com o gol de Petkovic aos 43. No entanto, os dois jogos foram no Maracanã.
Próximos confrontos
Após a eliminação, o Flamengo volta seus olhares para o Brasileirão, onde é líder empatado em pontos com o Cruzeiro e com um jogo a menos. A equipe entra em campo no sábado (9), às 18h30 horário de Brasília para receber o Mirassol no Maracanã, a equipe de São Paulo tem uma campanha surpreendente até aqui, cotado por muitos para o rebaixamento antes do início da competição, ocupam a quinta posição já perto do fim do primeiro turno.
Na próxima quarta (13), a Libertadores retorna, e o Rubro-Negro atuará novamente no Maracanã, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores contra o Internacional, a partida tem início marcado para 21h30 de Brasília.