Jogadores de 19 times da Série A pedem à CBF para Brasileirão não ser estendido até 2022

Documento é assinado pelos capitães das equipes, com exceção do Flamengo. Atletas alegam necessidade de um período mínimo de descanso para não comprometer calendário do próximo ano

1 out 2021 - 14h46
(atualizado às 14h46)

Jogadores de 19 times da Série A do Campeonato Brasileiro, com exceção do Flamengo, enviaram um documento à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedindo para que a competição não seja adiada e termine em dezembro deste ano. No documento, assinado pelos capitães das equipes, os atletas argumentam a necessidade de um período maior de descanso para que a temporada de 2022 não seja comprometida. A informação foi divulgada primeiramente pelo GE e confirmada pelo Estadão.

Por causa da pandemia do coronavírus, o futebol brasileiro foi paralisado em 2020 ainda durante a disputa dos campeonatos estaduais. Seguindo protocolos para evitar o contágio, as competições nacionais retornaram na metade do ano, com o calendário se estendendo até o início de 2021. De acordo com o documento, o período de descanso entre a última e a atual temporada foi inferior a 30 dias, o que vai contra a Lei 9.615/98.

Publicidade
Taça de campeão do Campeonato Brasileiro. Jogadores pedem à CBF para competição não terminar em 2022
Taça de campeão do Campeonato Brasileiro. Jogadores pedem à CBF para competição não terminar em 2022
Foto: Divulgação/CBF / Estadão

"Destaca-se que as férias não são meros períodos de lazer, mas são também períodos de reabilitação física e repouso, necessários à vida de quaisquer atletas. As consequências da ausência das férias vão de ordem muscular, passando por problemas nas articulações, e resultam malefícios no sistema imunológico e no aspecto psicológico do atleta", diz a solicitação.

Ainda de acordo com o pedido, o requerimento foi motivado após a imprensa noticiar a "possibilidade de remanejamento" do Brasileirão de 2021 para o início do próximo ano. Eles recordam, ainda, a realização da Copa do Mundo do Catar em novembro de 2022, alegando que o calendário já seria "prejudicial aos atletas".

Em setembro, a CBF anunciou que o adiamento do Campeonato Brasileiro não irá terminar no dia 5 de dezembro, como previsto anteriormente, por causa do adiamento de jogos de clubes que cederam jogadores para a seleção brasileira disputar jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo. Procurada, a CBF ainda não respondeu à reportagem.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se