URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Flamengo x Botafogo terá monitoramento 'em tempo real' da arbitragem; entenda

Empresa foi contratada pelo clube alvinegro para analisar 'cada apito do jogo' deste domingo, no Maracanã

28 abr 2024 - 11h02
(atualizado às 12h42)

O Botafogo anunciou a contratação da empresa francesa Good Game! para realizar o monitoramento em tempo real de partidas e enviar ao clube "uma visão computadorizada das decisões de arbitragem para cada apito do jogo". O primeiro teste acontece no clássico deste domingo, dia 28, contra o Flamengo, às 11h (horário de Brasília), no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Vale lembrar que a Good Game!, especializada em checagem e análise de arbitragem com inteligência artificial, foi a responsável por produzir os relatórios apresentados por John Textor, na última semana, em sessão secreta com os senadores membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal que apura a manipulação de resultados e as apostas esportivas.

Publicidade

O empresário alega que o material contém provas de supostas interferências indevidas e fraudulentas de jogadores e árbitros nos resultados de jogos das edições de 2022 e 2023 do Campeonato Brasileiro, incluindo o Choque-Rei. Ambas as edições tiveram o Palmeiras como campeão.

Flamengo e Botafogo duelam neste sábado pelo Brasileirão.
Flamengo e Botafogo duelam neste sábado pelo Brasileirão.
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

Na mesma semana, Textor foi punido com suspensão de 45 dias e multa de R$ 100 mil pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O motivo foi a invasão do campo na derrota do Botafogo por 4 a 3 para o Palmeiras na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, e as ofensas que ele proferiu contra a equipe de arbitragem da partida e contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Textor fala sobre manipulação de resultados

Em relação a condutas indevidas de atletas, a tecnologia de monitoramento é capaz de analisar milhares de jogos para "entender como era o comportamento normal" e, segundo Textor, ver quando o comportamento anormal acontece.

Para explicá-la, o dono da SAF do Botafogo usou como exemplo a goleada do Palmeiras por 5 a 0 sobre o São Paulo no Brasileirão do ano passado. "Em um jogo de 22 jogadores, mais os reservas, não existem mais de cinco desvios (de comportamento), em média, em mais de 90 minutos", disse em entrevista à Botafogo TV no sábado.

Publicidade

"Você olha os jogadores do Palmeiras, e Weverton teve um desvio, um passe muito ruim aos 26 minutos ou algo assim. (Richard) Ríos teve dois momentos horríveis. Então você vê o São Paulo, e um jogador teve oito desvios. E todos estão em uma situação de gol ou potencial situação de gol", completou.

Flamengo x Botafogo

O clássico entre Flamengo e Botafogo neste domingo será apitado por Raphael Claus, árbitro da Fifa e presente na última Copa do Mundo. Na terça-feira, 23, o alvinegro carioca enviou um ofício à entidade solicitando que o juiz fosse substituído da partida e afastado até o fim das investigações, mas o pedido foi negado.

Em seu depoimento à CPI, Textor citou supostos erros cometidos pelo juiz no jogo Botafogo 1 x 2 Flamengo, em 2023, também pelo Campeonato Brasileiro. Claus foi recentemente convocado pela comissão parlamentar para depor.

Leia a nota do Botafogo na íntegra

O Botafogo testará uma nova tecnologia no clássico deste domingo, contra o Flamengo, no Maracanã. O Clube contratou os serviços da Good Game, uma líder respeitada nos campos de avaliação de arbitragem e detecção de manipulação de partidas, e receberá, em tempo real, uma visão computadorizada das decisões de arbitragem para cada apito do jogo.

Publicidade

Como é de conhecimento público pelas manifestações do acionista majoritário John Textor, o Botafogo defende o fair play e a transparência na arbitragem. O componente "Ref_Eval" (Avaliação de Arbitragem) desta inovação fornece alertas em tempo real relacionados a chamadas de arbitragem tanto boas quanto ruins, conforme ocorrem em cada jogo, fornecendo uma ferramenta poderosa para a educação contínua e treinamento de árbitros. O componente "Match_Fix" (Manipulação de Partida) da inovação oferece ainda mais garantia da integridade do jogo, capaz de detectar as raras ocasiões em que os participantes em campo infelizmente optam por manipular os resultados competitivos.

Como uma força orgulhosa e transformadora no futebol brasileiro, o Botafogo oferece este monitoramento em tempo real ao mesmo tempo em que o Senado do Brasil se torna o primeiro órgão governamental, de um país importante, a iniciar uma investigação completa sobre o tema manipulação de partidas. A liderança do Brasil no futebol global está viva e bem, enquanto trabalhamos juntos para proteger o jogo mais importante do mundo.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se