Oferecimento

Ex-zagueiro da Espanha Piqué entra na onda de investimentos no xadrez

17 ago 2026 - 09h38
(atualizado às 10h10)

O ex-jogador de futebol espanhol Gerard ‌Piqué tornou-se acionista estratégico de uma franquia da Global Chess League, juntando-se a um número crescente de atletas, como Erling Haaland, que investem em um esporte que está evoluindo rapidamente para se tornar um produto de entretenimento comercial.

Piqué, campeão da Copa do Mundo e fundador da empresa de esportes e mídia Kosmos, foi anunciado ⁠como o mais novo acionista da franquia Fyers American Gambits em uma coletiva de ‌imprensa realizada em Bengaluru, na Índia, nesta segunda-feira.

Publicidade

"O xadrez me fascina há muito tempo por causa de sua profundidade, seu apelo global e a incrível força ‌mental que exige", disse o ex-jogador do Barcelona ‌em um comunicado.

O investimento ocorre em meio a um esforço mais amplo ⁠para transformar o xadrez de um jogo de tabuleiro tradicional em um produto esportivo global por meio de ligas de franquias, conteúdo digital, patrocínios e plataformas de streaming.

O ex-jogador de críquete indiano Ravichandran Ashwin é acionista da American Gambits.

O norueguês Johannes Hoesflot Klaebo, múltiplo campeão olímpico de esqui cross-country, e Haaland também investiram este ano ‌no Norway Chess e no Total Chess World Championship, que conta com o apoio ‌da Federação Internacional de Xadrez (Fide).

Publicidade

"Há ⁠tantos paralelos interessantes", ⁠disse à Reuters o investidor norueguês Morten Borge, que ajudou a trazer o atacante do Manchester ⁠City, Haaland, para o projeto.

"Embora em campo ‌Erling pareça um monstro físico, ‌o futebol no mais alto nível também envolve preparação, estratégia, timing e compreensão dos momentos decisivos. Nesse sentido, há semelhanças com o xadrez."

Borge disse que Haaland se sentiu atraído pela ênfase do jogo no pensamento estratégico e ⁠na disciplina mental necessária para ter um bom desempenho sob pressão.

Essa aproximação reflete uma tendência mais ampla no esporte, em que os atletas utilizam cada vez mais o xadrez para aprimorar a concentração, a tomada de decisões e o reconhecimento de padrões.

Publicidade

O ex-técnico do Manchester City, Pep ‌Guardiola, frequentemente faz referência ao xadrez e à estratégia em discussões sobre futebol.

Vários atletas de diferentes modalidades falaram publicamente sobre o uso do jogo como ferramenta de ⁠treinamento, incluindo o ex-atacante do Liverpool Mohamed Salah e os grandes nomes do tênis Boris Becker e Novak Djokovic.

Ao mesmo tempo, os investidores veem cada vez mais oportunidades comerciais no xadrez.

A Global Chess League, apoiada pela gigante indiana de tecnologia Tech Mahindra e pela Fide, tem buscado ampliar o apelo do esporte por meio de formatos mais curtos, projetados para o público da televisão e do meio digital.

Borge acredita que o xadrez está seguindo um caminho trilhado por vários esportes de nicho que conseguiram se expandir para além de suas bases tradicionais de fãs.

Publicidade

"Quando é possível comercializar um esporte de nicho como o dardo, e quando quase um bilhão de pessoas em todo o mundo jogam xadrez, a oportunidade é óbvia", disse ele.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades dos esportes?
Ativar notificações