Fina impede Lance Armstrong de participar de competição de natação

4 abr 2013 - 12h34
(atualizado às 13h44)
<p>Armstrong confessou uso de doping à apresentadora Oprah Winfrey</p>
Armstrong confessou uso de doping à apresentadora Oprah Winfrey
Foto: Reuters

A Federação Internacional de Natação (Fina) impediu o retorno de Lance Armstrong a uma competição esportiva, depois que o ex-ciclista americano, que foi banido de esporte por doping, tentava participar de uma prova de natação para veteranos no próximo fim de semana.

O diretor da prova, Rob Butcher, confirmou nesta quinta-feira que Armstrong, que perdeu os títulos dos sete Tours da França que conquistou entre 1999 e 2005, decidiu não participar da competição que vai ser disputada no Texas (EUA) após as objeções impostas pela Federação Internacional de Natação.

Publicidade

A Fina indicou em comunicado que, após ter conhecimento pela imprensa sobre a participação de Armstrong em uma competição de natação, escreveu uma carta aos organizadores da mesma, com cópia à Federação de Natação dos Estados Unidos, na qual pedia que a inscrição de Armstrong não fosse aceita.

"Esta competição nacional está sob jurisdição do US Masters Swimming" - organizador da prova -, assinalou a Fina, que lembrou que segundo sua legislação, reconhece suas decisões adotadas pelos outros signatários do Código Mundial Antidoping, como a União Ciclística Internacional (UCI).

Em outubro, a UCI teve acesso ao relatório da Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA), que acusava Armstrong de ter se dopado e de fornecer substâncias dopantes para seus companheiros de equipe, mas o ex-cliclista decidiu não se defender.

Lance Armstrong, 41 anos, tinha participado de provas de triatlo após ser banido do ciclismo e tinha previsto nadar em três distâncias na competição de natação para veteranos que será realizada no próximo fim de semana em Austin (Texas), sua cidade natal.

Publicidade

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se