O acordo que levou Gerson do Zenit ao Cruzeiro já estava selado antes mesmo de qualquer informação mais detalhada sobre a maior contratação da história do futebol brasileiro. Conduzida ao longo de reuniões na Toca da Raposa, a concretização ganhou os primeiros contornos públicos quando Marcão, pai do meia, expôs um vídeo dos bastidores das tratativas.
Dentro do carro, após encontros com dirigentes do Cruzeiro, Marcão não escondeu a confiança no negócio fechado — horas antes de Pedro Lourenço confirmar o acordo. Em tom descontraído, passou a dar indícios e compartilhar sinais claros do desfecho, incluindo o vídeo de despedida preparado pelo clube russo.
Marcão também brincou sobre o número da camisa do filho no clube, que sabe-se agora que será o 97, e falou da adaptação às cores da Raposa. Na sequência, exibiu o vídeo completo da despedida do meia na breve passagem pelo futebol russo.
"Fizeram um esforço muito grande para que tudo se resolvesse. Isso merece respeito. O Zenit também conduziu tudo de forma correta. Agora é seguir em frente", disse Marcão à reportagem antes de exibir o vídeo.
Gerson volta ao Brasil
O meia deixou o Flamengo, seu clube de coração, em julho de 2025 para atuar no futebol russo, com contrato até junho de 2030. À época, o Zenit desembolsou cerca de 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões) para tê-lo no plantel.
Menos de um ano depois, o meio-campista volta ao futebol brasileiro como protagonista de uma das maiores negociações da história do país. O Cruzeiro ajustou os últimos detalhes, avançou nas tratativas e fechou a compra junto ao clube russo.
O acordo prevê o pagamento de 27 milhões de euros fixos (aproximadamente R$ 176 milhões), além de três milhões de euros em bônus por metas. Ele assinará contrato por quatro temporadas e chega como principal reforço da Raposa na janela.
O empresário Carlos Leite conduziu as conversas à distância pelo lado do atleta, junto a Marcão Silva, que acompanhou os encontros em Belo Horizonte. Com os valores definidos, a contratação se consolida como a mais cara já realizada por um clube brasileiro na história.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.