Athletico perde clássico para Coritiba, e sofre primeira derrota no Estadual

Jogando em casa, e com maior posse de bola Athletico Paranaense sofre a primeira derrota no Campeonato para Coritiba, por 1 a 0

18 jan 2026 - 08h01
(atualizado às 08h01)
(
(
Foto: Raphael Brauhardt/FPF / Esporte News Mundo

O clássico entre Athletico Paranaense e Coritiba, foi disputado na tarde deste sábado (17), e terminou com vitória do Coritiba por 1 a 0, na Arena da Baixada, em confronto válido pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense. A vitória foi consolidada com um gol logo no início no segundo tempo e foi crucial para firmar o Coxa na liderança mesmo que provisoriamente, de sua chave, diante de um Athletico que sofreu sua primeira derrota  no campeonato. 

A primeira etapa foi bem equilibrada e de grande observação entre as equipes, com o Athletico mostrando uma posse de bola maior, mas sem conseguir converter o domínio em chances de vitória. O Athletico procurou dominar as ações, mas encontrou dificuldades para furar a defesa bem estruturada do Coritiba, que apostou na estratégia de encurtar os espaços e nos contra-ataques para pegar o adversário de surpresa. 

Publicidade

Mesmo com a predominância do Athletico, nos primeiros 45 minutos, não foram muitas conclusões que testaram o goleiro adversário. Apesar de o jogo ter sido muito apertado no meio campo, predominaram os passes errados e a intensidade física, mas sem lances de grande perigo. 

O Coritiba conseguiu abrir o placar bem no início do segundo tempo, em jogada trabalhada pela esquerda, Lucas Ronier, conseguiu antecipar a jogada e de cabeça marcou o primeiro, sem dar chances para o goleiro adversário. O gol alterou o ritmo do jogo, colocando o Coxa em na frente e exigindo que o Furacão buscasse respostas imediatas. 

Em resposta, o  Athletico tentou aumentar suas chances, atuando de forma mais direta, buscando uma troca de passes com mais velocidade, na tentativa de ultrapassar as linhas de defesa. Porém mesmo com um impulso maior após o gol sofrido, o Furacão não teve sucesso em vencer as linhas adversárias e nem em elaborar finalizações de real ameaça. 

Ao ter a vantagem, mesmo que mínima, o Curitiba preferiu se fechar e administrar a posse de bola, decidiu priorizar uma defesa sólida para poder manter o resultado. A decisão de adotar um posicionamento cauteloso, juntamente a uma organização tática, foi fundamental para anular as tentativas de ataque do Athletico na etapa final. 

Publicidade

A vitória deixou o Coritiba com sete pontos e na liderança provisória do Grupo B, colocando o time em excelente posição na fase inicial do Paranaense. Já o Athletico, apesar de ser a primeira derrota no torneio, demonstrou alguns pontos de melhoria e interrompeu uma sequência sem derrotas e o deixou como vice-líder em seu grupo, também com sete pontos, mas atrás por critérios de saldo de gols. 

O resultado foi reflexo de um clássico de forte marcação e decisões rápidas, com o Coritiba sabendo aproveitar sua principal oportunidade e mantendo a vantagem até o apito final. Agora, as equipes fazem ajustes para os próximos confrontos no estadual, com o Coritiba apostando no embalo da vitória fora de casa e o Athletico em busca de retomar a confiança.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se