Um encontro em um bar da Vila Madalena, bairro boêmio de São Paulo, serviu para os líderes do Movimento por um Futebol Melhor fazerem um balanço do que alcançaram em 2013 e planejarem novas metas para 2014, na noite de segunda-feira. O projeto tem o intuito de aumentar sensivelmente os números de sócios-torcedores dos clubes brasileiros através de parceria com a iniciativa privada.
Com a instituição do Movimento por um Futebol Melhor, os sócios-torcedores de 37 equipes nacionais (outras estão próximas de aderir ao programa) passaram a ganhar descontos na compra de produtos das empresas participantes. A ideia teria ajudado na obtenção de 173.000 novos associados de times paulistas neste ano, o primeiro de funcionamento. A intenção é dobrar o alcance em 2014, aproveitando também a temporada de Copa do Mundo no Brasil.
"Ainda estamos sonhando, mas certamente isso tem tudo para virar realidade", confiou Pedro Paulo Moraes, gerente de marketing esportivo da Ambev. A empresa calcula que, com a maior adesão de torcedores ao Movimento por um Futebol Melhor, oferecerá um lucro extra de R$ 50 milhões por ano aos clubes de São Paulo.Hoje, o time paulista com o maior número de sócios-torcedores é o Santos, com 53.898 adeptos do Sócio Rei. Presente no encontro do Movimento por um Futebol Melhor na Vila Madalena, o gerente de marketing santista Fernando Montanha se orgulhou do número e garantiu que o clube tem feito a sua parte para seguir na dianteira. Recentemente, o departamento dele concluiu um mapeamento de regiões distantes da Baixada Santista que reúnem um grande número de fãs do time. Eles serão o público-alvo do programa no próximo ano.
Atrás do Santos no ranking de sócios-torcedores, entre os clubes paulistas, aparecem o Corinthians com o seu Fiel Torcedor (43.962), o Palmeiras com o Avanti (36.899) e o São Paulo (19.835). Surpreendentemente, o modesto Grêmio Osasco angariou uma boa quantidade de associados (9.937) e está bem colocado na relação.
Os números dos times de São Paulo, no entanto, ainda não são considerados tão expressivos pelo Movimento por um Futebol Melhor. Principalmente se comparados com o que já atingiram os líderes brasileiros no quesito, os gaúchos Internacional (111.069) e Grêmio (74.440). Segundo Pedro Paulo Moraes, da Ambev, o "desafio" de os paulistas ultrapassarem a dupla de rivais do Rio Grande do Sul já foi aceito.
Com um representante no bar da Vila Madalena, o Palmeiras corroborou com as palavras do executivo da cervejaria. O diretor de marketing Marcelo Giannubilo lembrou que a sua diretoria assumiu o clube com pouco mais de 8.000 sócios-torcedores e está disposta a chegar aos 100.000 em 2014, temporada do centenário. "Espero que todo o mundo consiga aumentar os seus números, mas que o Palmeiras melhore um pouco mais", sorriu, ao falar em público. Pouco depois, quando já havia voltado a degustar o chope do local, ele rejeitou o espaço para divulgação ao se negar a conceder entrevistas.